Cultura
Projeto deve privilegiar natureza e conexões na Vila Mariana
Em outubro do ano passado, a AESabesp lançou o concurso para selecionar melhores ideias para o futuro Museu Água.
Vários escritórios de arquitetura apresentaram propostas e os cinco melhores foram conhecidos em cerimônia realizada na sede do Mam. “Agora os projetos pertencem à AESabesp, mas vamos estudar a viabilidade financeira e técnica de todos eles, desenvolver o projeto executivo”, explicou a presidente da AESabesp, Viviana Borges.
Foi possível perceber que a proposta vencedora mantém a estrutura histórica mas cria uma moderna construção ampla e moderna lateral. A área externa tem recantos verdes em destaque, bem como espelhos d’água, valorizando a temática ambiental. A fluidez entre os espaços também é perceptível, bem como a luminosidade e ventilação naturais no projeto, permitindo eficiência energética.
O valor total da premiação foi de R$ 80 mil reais, sendo que metade desse valor foi para o vencedor, a SIAA_ Arquitetos.
Viviana ainda destacou que o futuro museu representará “o resgate da história com metodologia, a experiência de ontem para que as novas gerações se apropriem delas e proponham novas, melhores e mais ágeis soluções para o futuro”. A engenheira realçou que, de acordo com a Organização da Nações Unidas – ONU, 2,1 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. E que quando os diversos países se reúnem na ONU para discutir sobre sustentabilidade, eles ressaltam a importância da água e do saneamento.
O prefeito Bruno Covas foi representado pelo secretário de Infraestrutura Urbana Vitor Aly que, durante o evento, ressaltou a importância do empreendimento cultural para a cidade e destacou a parceria com a prefeitura. Para ele, a questão do concurso é interessante porque abre aos técnicos e profissionais a liberdade de sua criação. “Sou um defensor do projeto executivo. Entendo que a beleza da engenharia está no projeto, na obra, que nada mais é do que a consequência de um sonho do profissional organizado no papel e materializado fisicamente”, avaliou. “Parabéns a todos pela coragem e por chegarem até o final”.
Leia mais:
- Museu Água deve começar a ser construído em setembro
- Vila Mariana terá Museu Água de São Paulo
- Confira nesse link os demais projetos premiados pelo Concurso AESabesp
A presidente da AESabesp ainda valorizou a localização do museu em um espaço diretamente ligado aos rios subterrâneos paulistanos e à história do saneamento básico em São Paulo. “Vamos precisar muito do apoio da comunidade de Vila Mariana para que esse projeto se concretize”, finalizou.