Siga-nos

Saúde

Prefeito sanciona lei que proíbe fumar em parques

Publicado

em

O prefeito Bruno Covas participou de uma cerimônia, na manhã dessa sexta, 30 de agosto, para sancionar o projeto de lei do legislativo que proíbe o fumo em parques públicos da cidade.

O evento aconteceu na Praça da Paz do Parque do Ibirapuera, o mais visitado da capital e que fica na área da subprefeitura de Vila Mariana.

De acordo com a nova lei, os infratores em ato flagrante estarão sujeitos à multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), aplicada em dobro na reincidência. O valor poderá ser corrigido anualmente, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os detalhes sobre a fiscalização e as formas de autuação serão definidos após a regulamentação da lei, prevista para até 60 dias.

Os parques deverão receber placas em que conste o aviso de que ali é proibido fumar, as sanções aplicáveis e os telefones dos órgãos de fiscalização.

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente deverá criar uma área especial dentro dos parques para atendimento aos fumantes, que deverão ser distantes de parques infantis, áreas esportivas e demais locais de alta aglomeração e circulação de pessoas. Estes locais ainda serão definidos pelo Conselho Gestor de cada unidade.

A Lei

O Projeto de Lei (PL) 264 foi apresentado em 2017 pelo vereador Ricardo Teixeira (DEM) e determina a  proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer outro item propagador de fumaça, derivada ou não do tabaco, em parques públicos municipais da cidade. Segundo o vereador, o objetivo é “defender o bem-estar dos fumantes e também das pessoas expostas involuntariamente à fumaça”.

De acordo com estudos mencionados na justificativa do projeto, em 2015, aproximadamente 1 bilhão de pessoas fumavam diariamente no planeta. O Brasil é mencionado em oitavo no ranking mundial: cerca de 11 milhões de homens e sete milhões de mulheres fumantes.

A justificativa da lei também cita pesquisa realizada pelo Centro Nacional do Câncer do Japão, segundo a qual as esposas de fumantes apresentavam o dobro de incidência de câncer pulmonar, comparadas às casadas com não fumantes.

Ontem, 29 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O jornal São Paulo Zona Sul fez uma série de reportagens com dicas para quem quer parar de fumar, com endereços locais de atendimento gratuito.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados