Siga-nos

Comércio Local

Vírus, conexão ou equipamento: por que sua internet está lenta?

Publicado

em

Em tempos de home office, tem muita gente ficando irritada com a capacidade de computadores em ambientes domésticos, sejam eles laptops (notebooks) ou desktops (computadores de mesa). Será que é o serviço da operadora de internet que está ruim? O modem utilizado para distribuir wi fi na casa? Ou será que o equipamento está ultrapassado, com algum defeito? Poderia ser um vírus?

“Na verdade, qualquer um desses pode realmente ser o motivo”, explica Mario Suzuki, engenheiro eletrônico que há mais de 30 anos trabalha com assistência técnica de computadores e implanta redes em ambientes domésticos e empresariais. “Agora, tem muita gente acessando a conexão doméstica ao mesmo tempo: os pais acessam para trabalhar, os filhos para ter aulas e se conectar com os amigos, os jovens para assistir a lives…”, observa.

Mas, para o técnico, o ideal é fazer um diagnóstico da situação. Avaliar o modelo dos computadores, como o acesso é feito, o tipo de conexão oferecida, enfim, analisar cada caso e suas especificidades. “Às vezes, a família reclama da conexão, mas o problema pode estar em erros de configuração da rede ou até mesmo em um vírus que afeta um ou mais computadores da casa e que está afetando a velocidade”.

Em algumas situações, Suzuki aconselha a troca de algum equipamento ou uma placa mais avançada em uma das máquinas. “A solução pode ser mais simples e barata do que a família imagina. Uma placa de vídeo antiga, uma memória RAM incompatível podem atrapalhar a fluidez do trabalho e do lazer doméstico online”, diz.

Mário Suzuki sempre ofereceu aos seus clientes a possibilidade de conversar e estabelecer esse diagnóstico por conversas por telefone ou WhatsApp, para dar mais tranquilidade. “Agora, com a pandemia, se torna ainda mais importante esse contato virtual, à distância. Podemos até fazer um pré-orçamento por telefone conforme a descrição do problema”, explica. 

Ele retira o equipamento na casa do cliente, que vai acompanhando o passo-a-passo do conserto também pelo WhatsApp, com total segurança.

O fato é que a internet se tornou essencial na vida moderna, seja para se comunicar com amigos e familiares, seja para trabalhar ou para aprendizado e solução de problemas, qualquer que seja sua faixa etária. Sem falar nas possibilidades de pagar contas, entrar no sistema bancário, fazer demandas ao poder público, até denúncias, boletins de ocorrências e tantas outras atividades de lazer e cultura.

Para falar com o engenheiro Mário, da  Suzuki Informática, entre em contato por telefone e WhatsApp: (11) 99598-8489.

 

 


Essa reportagem faz parte do Plano de Apoio à Recuperação do Comércio Local, desenvolvido pelo Jornal São Paulo Zona Sul. O objetivo é divulgar prestadores de serviços, lojas, restaurantes e todo tipo de negócio de alcance regional na zona sul paulistana.

Quer saber mais? Clique aqui e saiba como participar

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados