Siga-nos

Serviço

Vila Mariana agora tem unidade do Poupatempo

Publicado

em

Na zona sul paulistana, as unidades do Poupatempo ficam em Santo Amaro e na Cidade Ademar. Além dessas, há atendimento na Sé e Luz, na região central, na Lapa – zona oeste, e em Itaquera, na zona Leste. Mas, para quem mora na região de Vila Mariana, Saúde ou Moema, agora há outra opção que promete ser mais fácil e menos movimentada: dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, na frente do Parque Ibirapuera, no próprio distrito da Vila Mariana.

A nova unidade foi inaugurada em solenidade com a presença de deputados estaduais, na última terça, 9., e fica localizada no subsolo do Palácio 9 de Julho.  Na verdade, esse novo Poupatempo já vinha funcionando experimentalmente desde o dia 1 de fevereiro, para teste de equipamentos e treinamento de funcionários, mas agora já pode ser selecionado no portal do Poupatempo na hora de agendar serviços.

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris afirmou que “o lema da Mesa Diretora, ao longo dos últimos dois anos, tem sido otimizar o uso de recurso público, gastando menos e melhorando a prestação de serviço à população. Como a Assembleia possui fácil acesso, temos trabalhado para ampliar a gama de serviços oferecidos aqui no Palácio 9 de Julho”, disse, ao explicar que, em 2020, o Legislativo paulista devolveu R$ 291 milhões de reais do orçamento ao governo do Estado, o maior valor economizado pela Assembleia Legislativa em toda sua história.

Em um espaço de 120 metros quadrados, a unidade do órgão tem capacidade para realizar cerca de 200 atendimentos presenciais e 300 virtuais por dia.

No local serão oferecidos 154 serviços de diferentes instituições, como Detran-SP, Sabesp e CDHU, além de atendimentos a demandas relacionadas às secretárias da Fazenda e da Educação, da Procuradoria Geral do Estado e de serviços municipais.

Há opções da emissão da segunda via de contas e documentos, renegociação de dívidas, inscrições em programas governamentais, agendamento de procedimentos, obtenção de certidões e pesquisa acerca de débitos, por exemplo.

Com a inauguração, o novo posto de atendimento do Poupatempo vai se juntar às unidades da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e do Departamento Estadual de Trânsito, que funcionam no Palácio 9 de Julho desde 2018.

Presente na cerimônia, o segundo secretário, deputado Milton Leite Filho, salientou que a Assembleia é a Casa do povo e precisa estar aberta para a população. “A instalação da unidade é um grande avanço e vai proporcionar a melhoria na prestação de serviço ao povo paulista”, explicou.

O deputado Delegado Olim (Progressistas) também participou da cerimônia.

Para ser atendido presencialmente, os interessados deverão fazer agendamento de data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

A unidade funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h. As demais opções, mais de 120, podem ser realizadas de maneira on-line, através dos canais digitais da entidade.

Vale ainda destacar que a rede Poupatempo tem totens de autoatendimento, que inclusive aceitam pagamentos de taxas por cartão de crédito, na hora. Estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento. Há, por exemplo, totens nas estações Paraíso, Jabaquara, Ana Rosa ou na unidade Descomplica SP do Jabaquara, junto à Subprefeitura (Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314)

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.

Advertisement
19 Comentários

19 Comments

  1. Heloisa Piedade Boschetti

    12 de fevereiro de 2021 at 17:11

    Maravilha Vila Mariana estava precisando mesmo de um Poupa Tempo

  2. Maria Elide Bortoletto

    14 de fevereiro de 2021 at 9:13

    Parabéns pela iniciativa. Vou frequentar com certeza

  3. Milton

    14 de fevereiro de 2021 at 9:44

    Ótimo quão mais descentralizado o atendimento, melhor.

  4. Fátima Almeida

    14 de fevereiro de 2021 at 15:41

    Só é ruim no Palácio 9 de Julho estacionar. E seria ótimo se tivesse uma estação do metrô bem pertinho. No mais, é bom ter outros poupatempo, já que São Paulo é imensa. Valeu

  5. Maria de Lourdes Daniel

    14 de fevereiro de 2021 at 17:38

    Será mto util este Poupatempo,ter sido impplantado no Distrito de Vila Mariana atender mais outros do entorno.Deveriam divulgar mais este novo serviço aos municipes.So faltou um telefone pra contatos e esclarecimentos dos serviços disponíveis. Valeu.Sp agradece.

  6. Marisa Sanchez

    14 de fevereiro de 2021 at 18:16

    Fantástico! Os moradores da V Mariana agradecem muitíssimo!

  7. Alvina Oliveira

    15 de fevereiro de 2021 at 9:57

    Onde estacionar?

  8. José Mauro Rodrigues de Souza

    15 de fevereiro de 2021 at 13:23

    Agora sim. Esse local vai ter uma grande utilidade para o povo que o sustenta.

  9. maria alice elmo

    15 de fevereiro de 2021 at 14:29

    FINALMENTE UM OTIMO SERVIÇO MAIS PERTO DO PAULISTANO MORA NOS BAIRROS PERTO DA ASSEMBLEIA..BÁRBARO.

  10. Maria Isabel Whately

    15 de fevereiro de 2021 at 14:48

    Acho que o poupa tempo é o máximo !

  11. Suely Souza

    15 de fevereiro de 2021 at 15:40

    Que maravilha, pertinho de casa, dá para ir a pé.

  12. HERCILIA MARIA DA SILVEIRA INOJOSA

    15 de fevereiro de 2021 at 15:58

    Muito bom!!!
    Quanto estacionar… poderíamos ter acesso ao grande estacionamento da Assembléia, nem que para isso precisasse ter um cartão provando onde vamos!

  13. Solange Campanella Suster

    16 de fevereiro de 2021 at 16:08

    Para onde possa enviar currículo?

  14. Diogo T. Nascimento

    17 de fevereiro de 2021 at 9:29

    Concordo, os espaços públicos têm que ser abertos a iniciativas como esta. Além do mais, o Poupatempo é das poucas atividades com total credibilidade, daí sua grande aceitação e utilização!

  15. Sonia Teresa Jubilato

    17 de fevereiro de 2021 at 12:45

    Muito bom.ja estava mais do que na hora de abrir um atendimento na Vila Mariana. O problema do estacionamento pode ser resolvido se reservarem uma area do estacionamento da assembleia e cobrarem pequena taxa…..Eu disse PEQUENA e só para os que vao utilizar o atendimento.

  16. Monica De Nichile Kunze

    18 de fevereiro de 2021 at 12:12

    Excelente noticia, localização privilegiada. Porem ainda não aparece essa unidade no site do Poupatempo. Como fazer para acessa-la e agendar atendimento?

    • Jornal Zona Sul

      19 de fevereiro de 2021 at 11:49

      Monica, quando a reportagem consultou, estava aparecendo. Talvez esteja com vagas esgotadas.

  17. Patricia GM

    23 de janeiro de 2024 at 15:15

    Qual é o nome deste Poupatempo? não estou encontrando para agendamento.

    • Jornal Zona Sul

      25 de janeiro de 2024 at 12:56

      Poupatempo Alesp (Assembleia Legislativa de SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados