Siga-nos

Comércio

Prefeitura recua e feira orgânica ficará no Ibirapuera

Publicado

em

“A feira fica”. A frase foi dita pelo prefeito Fernando Haddad esta semana na Vila Mariana, quando visitava o segundo parklet inaugurado na cidade (veja matéria). Haddad já havia garantido a mesma coisa a um grupo de feirantes, dois dias antes, quando questionado sobre o futuro da Feira de Orgânicos do Ibirapuera, que funciona aos sábados pela manhã, desde novembro de 2012, dentro do centro esportivo existente na Rua Curitiba, conhecido como Modelódromo, na região do Paraíso.
Haddad disse que sua intenção, na verdade, é que as feiras se espalhem por outros parques da cidade e que havia apenas um entrave burocrático, por conta de legislação antiga. Segundo o prefeito, será feito um decreto para regulamentar a realização de feiras de orgânicos em espaços públicos municipais.
Em maio, os agricultores se disseram surpresos com aviso de apenas três dias de antecedência para que realizassem a feira no Parque das Bicicletas. Mas, como era por conta da promoção de evento no centro esportivo, concordaram. O problema é que na semana seguinte a feira foi suspesa em caráter definitivo.
Depois de queixas e protestos de consumidores, agricultores e feirantes, que buscaram a imprensa e chegaram a organizar um abaixo assinado na internet, a Secretaria de Esportes acabou cedendo, porém anunciou que a mudança definitiva deveria ocorrer até 16 de agosto. Em entrevista a uma rádio, o secretário Celso Jatene havia declarado que um centro esportivo existe para a prática de modalidades esportivas e não para receber uma feira.
“Mas dá para compatibilizar”, disse Haddad esta semana.

Passeio ciclístico

Os organizadores da Feira e ativistas que lutaram por sua permanência no Modelódromo prometem uma comemoração para este sábado, 16, com um roteiro ciclístico – em homenagem à Feira de Orgânicos e ao Dia do Ciclista, que acontece dia 19.
Para participar é só chegar ao local de encontro na Praça do Ciclista (no encontro das avenidas Paulista e Consolação) com pelo menos 15 minutos de antecedência, com sua bicicleta.
Intitulado de Curtindo São Paulo Orgânica de Bicicleta, o passeio terá o seguinte roteiro: Praça do Ciclista, Horta Comunitária do Centro Cultural São Paulo- Rua Vergueiro, 1000 e ponto final na Feira de Orgânicos no C.E. Modelódromo do Ibirapuera (tempo previsto: 2 horas)
Histórico
A feira de Orgânicos do Ibirapuera conta com 30 barracas que oferecem produtos sem agrotóxicos de 150 produtores. Mensalmente, é promovido ali o evento Chef na Feira, em que um chef ensina receitas feitas só com itens saudáveis.
Quando foram avisados de que teriam de deixar o Modelódromo, em maio, os feirantes acabaram montando suas barracas nas calçadas da Rua Curitiba, enquanto a área interna do Modelódromo estava vazia…

 

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Roque S. de Souza

    20 de agosto de 2014 at 14:37

    As partes estão de parabéns pela propositura de convivência…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados