Jornal São Paulo Zona Sul

Festa de Santa Rita de Cássia vai até dia 26

Uma das paróquias mais tradicionais – e também que mais atrai fiéis ao longo do ano – vai promover sua tradicional festa da Padroeira. Localizada em Mirandópolis, a igreja de Santa Rita de Cássia celebra o 22 de Maio há mais de 30 anos com uma festa que reúne religiosidade, fé e várias atividades de confraternização com a comunidade.

Milhares de pessoas vêm de diferentes pontos da cidade e também do interior do Estado em busca de expressar sua fé e passar horas agradáveis na igreja e na praça localizada em frente a ela.

Um dos principais destaques é a gastronomia. Esse ano, serão sete dias de festa para a comunidade aproveitar. Começa nessa sexta, dia 17 e vai até dia 26 de maio, com barracas funcionando nos dias 17/05 e 24/05 (sextas-feiras) das 18h às 21h; 18/05 e 25/05 (sábados), das 11h às 22h; 19/05 e 26/05 (domingos), das 9h às 21h

O Dia de Santa Rita é celebrado em 22 de maio, que esse ano cai em uma quarta-feira. Na data, a festa se estende das 7H30 às 21h, com missas e praça montada para reunir os fiéis.

Na programação gastronômica, tem barraquinhas de linguiça, espetinho, refrigerante, vinho quente, pastel, macarrão, sopas, cachorro-quente, salgados e doces. Também haverá barracas de jogos.

Outra atração é o já famoso Bazar de Santa Rita, no dia 22 de maio das 9h às 18h e no dia 25 de maio das 9h às 13h.

No dia da Padroeira, 22/05, as missas acontecem em vários horários: 6h00; 8h00; 10h00; 12h00; 15h00; 18h00; e 19h30.

Histórico

A paróquia e a Igreja de Santa Rita de Cássia de Mirandópolis em São Paulo nasceram do ideal das famílias católicas do bairro.

A comissão inicial para aquisição do terreno e construção da igreja foi formada há mais de 60 anos, em 18 de abril de 1958 sob a autoridade do então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo – região episcopal do Ipiranga, D. Paulo Rolim Louveiro.

A comissão teve como assistente espiritual o Revmo. Padre Xavier Schmaderes da Igreja Santa Terezinha do Bosque da Saúde à cuja jurisdição pertenceu este Núcleo do bairro.

A paróquia começou a funcionar numa capela improvisada em terreno na avenida Senador Casemiro da Rocha contíguo à área já adquirida pela comissão onde seria construída definitivamente a Igreja Matriz.

Em 12 de abril de 1959 realizou-se a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da nova igreja.

E em 22 de maio de 1960 por decreto do Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, foi erigida a Paróquia de Santa Rita de Cássia, tomando posse com seu 1º Vigário o Cônego Olavo Braga Scardigno que, no natal de 1960, inauguraria o Salão Paroquial sobre o qual se ergueria o pavimento superior da Igreja.

 

1 comentário

  • Participei do coral da igreja na epoca que era um salão. E também me casei ali em 1963. A cerimônia foi celebrada pelo cónego Olavo Braga Scardigno.meus filhos foram batizados ali. Santa Rita de Cássia abençoai nos , defendei nos e protegei nos. Santa Rita de Cássia, guardai nos sempre, sob a vossa proteção. Aprendi esse hino com o coral e acredito que foi escrito pelo Cónego Olavo Braga Scardigno .

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!