Siga-nos

artes

Exposição de 14 artistas mulheres inspirada em Virginia Woolf

Publicado

em

Baseada no livro “Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf, a exposição “Uma Casa Toda Sua” chega à Casa Museu Eva Klabin no sábado, dia 13 de abril. A curadora Isabel Portella une Eva Klabin e Virginia Woolf num mesmo pensamento, convidando catorze artistas mulheres com discursos e poéticas bastante diversas para trazer propostas instigantes e interferências no espaço. “Uma Casa Toda Sua” pode ser visitada de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h, com entrada gratuita.

“O que proponho é uma exposição só com artistas mulheres independentes. Mães solo, mulheres negras, lésbicas, trans, periféricas, deficientes, idosas e mulheres livres que fazem seus trabalhos com garra e força, independentes de críticas e do mundo fálico dos curadores homens que habitam o nosso cenário artístico atual”, explica Isabel Portella.

O livro “Um Teto Todo Seu” é uma coletânea de palestras de Virginia Woolf ministradas em faculdades de Cambridge, em 1929. Na obra, a autora reflete sobre as condições sociais da mulher e sua produção literária, bem como as dificuldades para que elas tenham uma posição de destaque e possam se expressar livremente, características ainda presentes nos dias de hoje. Virginia defende que a mulher precisa ter domínio sobre a sua vida e autonomia financeira para poder criar.

No período em que o livro foi publicado, Eva Klabin tinha apenas 25 anos, mas já praticava as verdades enunciadas por Virginia. Ao mesmo tempo que vivia intensamente suas viagens e estudos, ela também precisava de um espaço privado, um pedaço do mundo onde sua individualidade existisse isoladamente. Na casa da Lagoa – onde hoje  funciona a Casa Museu – Eva reuniu peças vindas de civilizações e épocas diversas para conservá-las ao alcance dos olhos, no lugar onde vivia. O legado de Eva e Virginia permanece no fazer de cada artista, convidando a reflexões sobre as diferentes narrativas.

“No encontro da arte com tantos desejos e conquistas, celebremos a figura de mulheres que ousaram transgredir oferecendo à vida o que têm de mais íntimo e sagrado”, complementa a curadora sobre as catorze artistas. São elas: Bel Barcellos, Carolina Kaastrup, Claudia Hersz, Daniela Mattos, Dora Smék, Julie Brasil, Karola Braga, Lyz Parayzo, Mariana Maia, Marlene Stamm, Panmela Castro, Patrizia D’ Angello, Sani Guerra e Simone Cupello.

“Uma Casa Toda Sua” é realizada pelo Ministério da Cultura e produzida pela AREA27. Conta ainda com o apoio da Atlantis e com o patrocínio da Klabin S.A.

Artista em exposição

Patrizia D’Angello

(@patrizia.dangello)

Nasceu em SP, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro, formada em Artes Cênicas pela Unirio e em Moda pela Cândido Mendes. A partir de 2010 confluiu todos os saberes até então vivenciados para o campo da Arte e desde então se dedica mais assiduamente à pintura, mas também à produção de objetos, à performance, à fotografia e ao vídeo. Acreditando ser o embate com a matéria a força motriz da vida, sua poética se dedica a misturar materialidade e sensorialidade no intuito de dar corpo ao seu espanto com a carne do mundo. A partir da construção de narrativas cotidianas e banais, do deslocamento de sentidos cristalizados e/ou do próprio espelhamento do real, a artista joga um foco sutil sobre as estruturas de poder, se servindo à farta de uma certa ironia e da sedução explicita dos sentidos para assim fazer surgir um universo próprio, feminino, potente e ambivalente. Frequentou a EAV em diversos cursos livres, esteve em intercâmbio com a ENSBA-Paris em 2014/2015, foi indicada ao prêmio PIPA de 2012, participou de várias exposições coletivas no Rio, SP, Brasília, joão Pessoa e Paris, realizou 8 exposições individuais, participa e/ou participou de grupos de estudos com Charles Watson, Ivair Reinaldin, Daniela Name, Miltom Machado, Arthur Chaves e Cadu. Tem trabalhos nas coleções do MAR ( Museu de Arte do Rio, Rio, RJ) no MNBA ( Museu Nacional de Belas Artes, Rio, RJ) na UFES (Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, ES) e na Fundação Biblioteca Nacional (Rio, RJ).

 

SERVIÇO:

Dia: 13/04 a 23/06

Visitação: Quarta a domingo , 14h às 18h

Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)

Entrada gratuita

Classificação livre

Leia mais: 

Conheça a obra de Patrizia D’Angello, que integra a exposição

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados