Siga-nos

Meio ambiente

Árvores devem ou não ser podadas?

Publicado

em

“As árvores fazem parte do patrimônio ambiental da cidade.  um patrimonio não cuidado vai apresentar problemas”, diz Renata Esteves, advogada do Movimento Defenda São Paulo e que há anos acompanha a questão do descuido com as árvores da cidade.

Com os recentes temporais na cidade, dezenas de exemplares caíram por todos os bairros, especialmente na região da Saúde e Vila Mariana. Uma delas sobre um veículo na Rua Sena Madureira e outras rompendo a fiação da rede de energia elétrica, fibra ótica, internet e tv a cabo na região. Sem falar nas interdições no trânsito e semáforos inoperantes.

Mas, a culpa, obviamente, não é das árvores. Renata explica que a falta de cuidados com as árvores, por longos anos, resulta nessas situações. “O problema não é a falta de podas, apenas, mas a falta de cuidados. Não há acompanhamento da saúde das árvores, combate às pragas. As árvores são um patrimônio ambiental da cidade e a Prefeitura tem obrigação legal de cuidar delas”.

A advogada também critica a parceria entre Enel (antiga Eletropaulo) e Prefeitura para agilizar as podas de árvores na cidade. “A concessionária faz as chamadas podas em V, apenas desobstruindo a rede elétrica, contrariando seu próprio manual de podas”, diz ela. “Isso desestabiliza a árvore, abre espaço para as pragas e essa poda drástica acaba comprometendo a saúde da árvore e levando-a à morte”, avalia. Ela ainda aponta que a Prefeitura teria responsabilidade por acompanhar esse trabalho, pois a poda drástica pode ser um crime ambiental.

A Subprefeitura de Vila Mariana informou que só atua quando há denúncia de poda drástica por parte da concessionária e, nessas situações, o caso é encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A Enel, por sua vez, informou que somente realiza poda de árvores que estão próximas ou em contato com a rede elétrica, com autorização da Prefeitura Municipal. Esse processo tem como objetivo preservar a segurança da rede e garantir o fornecimento de energia, diminuindo a chance de ocorrências e reforça que segue os padrões estabelecidos no Guia de Arborização e no Manual de Poda da companhia, desenvolvido por engenheiros florestais, agrônomos entre outros profissionais especializados no tema.

Estimativas mostram que São Paulo tem 650 mil árvores e só 60 agrônomos na Prefeitura para acompanhar a saúde e manutenção de todas elas. A partir dessa semana, o São Paulo Zona Sul vai discutir as diferentes questões relacionadas à poda de árvores e manutenção da fiação urbana.

Mais: veja vídeos das explosões e incêndio na região da Cursino na semana passada

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados