Siga-nos

Cultura

ZéCarlos Machado volta aos palcos com o monólogo “Brincando de Sanduíche”

Publicado

em

Quando protagonizou a primeira temporada do bem sucedido seriado “Sessão de Terapia”, exibido pelo canal por assinatura GNT, o ator ZéCarlos Machado podia ser visto caminhando pelo bairro de Mirandópolis, onde mora, com um calhamaço de texto na mão. Era mais de 40 capítulos para decorar as falas do dr. Theo, protagonista da série inspirada em um original israelense, que também teve versão americana.
Mas, com o sucesso e boa aceitação do público exigente da tv a cabo, ele e o diretor Selton Mello perceberam que seria necessário quase que um isolamento para garantir o estudo dos capítulos das novas temporadas. A segunda foi ao ar em outubro do ano passado e a terceira começa a ser exibida em agosto, desta vez com textos totalmente feitos no Brasil. “Cada capítulo é praticamente uma peça inteira, exigiu muita concentração”, relembra o ator, contando que teve que se isolar em um hotel durante o período de gravações.
Esta semana, o ator esteve na sede do São Paulo Zona Sul para falar da fase efervescente de sua carreira. Acaba de gravar um filme em Pernambuco que foi indicado ao festival de Toronto – “Eu prometo um dia deixar esta cidade”, de Daniel Aragão, em que protagoniza um político recifense. Também integra o elenco do esperado longa sobre a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, que será interpretada por Glória Pires. “É uma participação pequena, mas que me deixa muito orgulhoso”, conta.
E no teatro, sua grande paixão profissional, ZéCarlos reestreia nesta sexta, 6, um monólogo complexo e instigante: “Brincando de Sanduíche”, apresentado conjuntamente com o monólogo “Fritas no Açúcar”, do igualmente talentoso ator Brian Penido, dentro do espetáculo “Retratos Falantes”, de Allan Bennet, com direção de Eduardo Tolentino.
No palco, ele deixa o papel de terapeuta para interpretar um homem conturbado por um segredo. Wilfred trabalha em um parque e tem a calma aparência de um pacato homem de família…
O texto é intenso, envolve a plateia aos poucos e suscita inúmeros questionamentos. Provoca diferentes reações no público, desperta visões inesperadas, conforme o mistério se desfaz. “Quando comecei a estudar este texto, achei que não conseguiria fazer”, confessa o experiente ZéCarlos Machado, detentor de prêmios como melhor ator tanto no teatro quanto no cinema. “Mas aos poucos fui percebendo que aquele personagem era mais comum do que podemos imaginar”, desafia.
Zécarlos conta que tem sido cada vez mais frequente a presença de psicólogos e estudantes de psicologia na plateia, ao lado de pessoas interessadas em aprofundar discussões sobre a sociedade, seus males, suas “doenças”. E é por isso que na temporada que se inicia hoje serão realizados debates com o público após o espetáculo, para mexer fundo em temas delicados e tensos.
O monólogo interpretado por Brian Penido – Fritas no Açúcar – também transita na tênue fronteira da saúde mental. Ele interpreta um solteirão que, para agradar a mãe, deixa de viver… “Os personagens de Bennett são pessoas comuns, quase invisíveis, que muitas vezes podem estar ao nosso lado”, comenta o diretor Eduardo Tolentino.
A crítica especializada tem sido bastante elogiosa aos resultados. O tom do espetáculo, embora taciturno, é bem aceito pelo público que se encanta pela densidade dos monólogos na interpretação segura de ZéCarlos e Brian.
A peça entra em cartaz hoje no Tuca Arena, que tem a vantagem de ser um palco circular, cercado de plateia por todos os lados.
Ingressos grátis
ou com descontos
Leitores do São Paulo Zona Sul podem tentar um par de ingressos gratuitos acessando a fanpage do jornal (só leitores que já curtiram a página poderão pedir ingressos) e enviando mensagem em www.facebook.com/jornalzonasul.
Os leitores também podem recortar o cupom logo abaixo das imagens e pagar apenas R$ 20 pelo ingresso, cujo preço normal é de R$ 50 (inteira).
O espetáculo “Retratos Falantes” é indicado para maiores de 14 anos. Fica em cartaz até 6 de julho, com apresentações às sextas e aos sábados 22h, domingos às 19h.
O Tuca Arena fica junto a Puc, na Rua Monte Alegre, 1024 – em Perdizes, com entrada pela Rua Bartira.

 

Acima, ZéCarlos Machado como dr. Theo, em Sessão de Terapia, que vai ao ar pelo GNT. Abaixo, à esquerda, no monólogo “Brincando de Sanduíche”, que reestreia hoje no Tuca Arena e fica em curta temporada, até 6 de julho. À direita, o ator em visita à sede do jornal São Paulo Zona Sul. Leitores do São Paulo Zona Sul tem descontos (cupom abaixo) e podem tentar ingressos pelo facebook

 

 

 

Imprima este cupom e ganhe desconto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados