Siga-nos

Urbanismo

Wi-fi aumenta frequência em praças e parques

Publicado

em

É nítida a diferença. Quando se caminha com tranquilidade pelas alamedas arborizadas do pequeno Parque Lina e Paulo Raia, próximo ao parque da Conceição, há sempre pelo menos duas ou três pessoas usando seus celulares e aproveitando o serviço de wi fi gratuito e livre disponibilizado pela Prefeitura no local. Laptops no colo, ipads também são frequentemente vistos por ali. O mesmo acontece no Largo de Moema, onde o serviço já foi igualmente implantado.
A oferta de sinal aberto de internet está mudando a cara das praças públicas. Assim com a implantação de equipamentos de ginástica de terceira idade. Na Praça Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis, a Academia de Ginástica da Terceira Idade tem sido bem aproveitada pela comunidade, enquanto bancos e alamedas servem de área para brincadeiras infantis e até grupos de música e cultura que andaram se apresentando gratuitamente por ali.
A praça, aliás, é uma das próximas a ser beneficiada pelo projeto de internet livre. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Serviços, responsável pela implantação do projeto, ainda não há data exata para que mais este serviço seja ofertado, mas o prazo estipulado é o fim deste ano.
Atualmente, já há 70 praças e parques beneficiados por toda a cidade e outros 50 serão implantados ainda este ano. Haverá pelo menos um por distrito municipal.
Uso
Em convênio firmado entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Coordenadora de Conectividade e Convergência Digital (CCCD) da Secretaria de Serviços, estão sendo avaliados os efeitos da internet, em suas múltiplas dimensões, na vida dos munícipes e das comunidades atendidas pelo projeto WiFi Livre SP. Ainda em etapa inicial, a pesquisa revelou, por exemplo, que 65,1% dos entrevistados frequentam a praça de referência na região e 60,1% das pessoas que acessam a internet disseram se conectar fora de casa.
A grande maioria – 83,2% dos entrevistados – só se mostra preocupado com a privacidade, que é garantida no contrato da prefeitura. E 72,2% dos entrevistados disseram que a internet tem muita importância em suas vidas, sendo que 83,8% usam internet diariamente. Em termos de relacionamento, 64,2% dos entrevistados que acessam a rede afirmaram que a internet gerou um aumento da comunicação com os amigos e somente 3,5% afirmaram que ela diminuiu e 32,3% disseram ter permanecido a mesma
Por outro lado, 51,9% dos entrevistados disseram que os contatos profissionais cresceram com o uso da internet.

 

Internautas acessam internet livre pelo ccelular no Parque da Conceição

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados