Siga-nos

Meio ambiente

Volte às aulas com respeito à natureza

Publicado

em

Diversas atitudes podem fazer de 2013 um ano letivo em que a educação para preservação da natureza acontece a cada dia

Mais alguns dias e milhares de crianças e jovens estarão de volta às salas de aula. Quando nos preocupamos em formar cidadãos do futuro, certamente a questão ambiental ganha relevância, porque é preciso trabalhar por um planeta mais humano e com recursos naturais disponíveis às novas gerações.
Diversas atitudes podem não apenas difundir estes ideais, como também representar economia em tempo e dinheiro para as famílias. Pode ser mais simples do que se imagina, por exemplo, combinar caronas. Será que não há estudantes de outras séries que moram em ruas vizinhas? Além de facilitar a vida dos pais, que podem se revezar nas tarefa de transportar diariamente a garotada, combinar caronas gera economia e redução de poluentes.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente disponibiliza na internet um programa gratuito para que as pessoas possam organizar caronas. Há versões específicas não só para o uso na escola, como também para empresas ou até condomínios.
Vale destacar que na região metropolitana de São Paulo o uso de carros é um dos grandes responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera. A média de ocupação dos veículos é de 1,5 pessoas por automóveis, o que reduz qualidade de vida, com ampliação do tempo de viagem, e agravamento de problemas de saúde como estresse e doenças respiratórias, além de criar problemas urbanos como a falta de estacionamento e imensos congestionamentos.
O revezamento de veículos proporcionado pelas caronas leva a maior utilização da capacidade dos veículos, levando a economia de combustível, diminuição da demanda de vagas nos estacionamentos e diminuição de acidentes.
Os programas de download gratuito podem ser encontrados no site: http://www.ambiente.sp.gov.br/o-que-voce-pode-fazer/transporte-solidario/

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados