Siga-nos

Meio ambiente

Viveiro Manequinho Lopes doa mudas de árvores adequadas à cidade

Publicado

em

 

Morar perto do Parque do Ibirapuera é realmente um privilégio. Mas não apenas pela possibilidade de contato com o verde, pela diversão e lazer que proporciona aos visitantes. O parque ainda abriga serviços incríveis que muitos moradores de bairros próximos certamente desconhecem. E um deles é mais antigo que o próprio Parque e fornece mudas de árvore para qualquer cidadão. O melhor: de graça e ainda com orientações para não se arriscar, plantando espécies inadequadas e que podem trazer transtornos maiores que os benefícios no futuro.

 

O Viveiro Manequinho Lopes foi criado quando a região ainda era um pântano, alagadiça mesmo, e pouco habitada. E outra coisa que muitos não sabem – já na década de 1920, a Prefeitura sonhava em criar um imenso parque na cidade de São Paulo e, para isso, convidou o entomologista e jornalista Manuel Lopes para implantar um viveiro de mudas que, no futuro, realmente seria o berço do maior parque paulistano – vale lembrar que o Ibirapuera só surgiria em 1954.

 

Manequinho, o primeiro administrador do viveiro, coordenou o plantio de eucaliptos italianos, uma espécie que seria ideal para drenar o solo encharcado da região. Depois, investiu também em espécies nativas, exóticas, que mudariam a cara de São Paulo. Ipê, Pau-Brasil, Tipuanas e Sibipurunas foram misturadas, nas ruas, as plantas que eram abundantes em flores.

 

Aquela São Paulo de outrora não existe mais. Mas, o trabalho de orientação para que o paulistano continue animado a plantar resiste e mostra vigor para dar frutos por muitos anos. Há um ano, o Viveiro lançou uma campanha permanente de arborização. O objetivo é estimular qualquer pessoa a ir retirar sua muda gratuitamente – não só no próprio Viveiro, como em outros parques municipais. Já na hora em que busca sua plantinha, o paulistano é orientado sobre as melhores alternativas, as cautelas que deve ter com suas plantas e ainda leva uma cartilha em linguagem simples, toda ilustrada, com mais informações sobre plantio e manutenção.

 

Como na adoção de um animal, o proprietário da nova árvore precisa se conscientizar de suas responsabilidades. Por isso, assina um Termo de Recebimento de muda e responde um rápido questionário sobre as características do local onde pretende plantar a árvore. Estas informações abastecerão um banco de dados da Prefeitura que contribuirá para a gestão da arborização urbana no município de São Paulo.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados