Siga-nos

Cultura

Vila Mariana tem primeira biblioteca infantil com livros em vários idiomas

Publicado

em

Le Petit Prince, de Antoine Saint Exupery, ou Of Thee I Sing – A letter to My Daughters, de Barack Obama? Estas são apenas duas das opções disponíveis na nova Biblioteca Infantil Multilíngue, inaugurada na última sexta-feira na Vila Mariana.

É o maior espaço do gênero e único na América Latina, com mais de 11 mil exemplares reunidos e seu acesso é gratuito à comunidade.

A Biblioteca já existia no Centro Universitário Belas Artes, mas foi estruturada para ser um projeto público e acessível pela jornalista Duda Porto de Souza, que a conheceu em 2009. Parte do acervo estava nas estantes de Duda, resultado de suas viagens e da colaboração de outros apaixonados pela leitura.

Também houve doações por editoras e escritores.

E não são só livros. O espaço multimídia tem DVDs, revistas, gibis, informática em diversos idiomas como português, espanhol, japonês, inglês, italiano, francês e até alemão.

“A Belas Artes acredita nesse projeto da Biblioteca Infantil Multilíngue e por isso, apoiou e desenvolveu essa instalação”, diz aPaulo Antônio Gomes Cardim, reitor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “Essa é a oportunidade de oferecermos a crianças e jovens de todo país um repertório amplo e rico de arte e cultura, de forma inovadora e divertida. Estou certo que estamos contribuindo com a formação de cidadãos”.

Ele acredita que Biblioteca proporcionará uma formação sólida para as crianças e jovens, fato que irá prepará-los para a faculdade e o mercado, que está cada vez mais desafiador.

O acervo ainda tem destaques como a primeira edição de “Os Pequenos Desportistas”, de 1979; a obra “A Galinha Preta”, do renomado autor Antóni Pogorélski; um livro escrito em japonês com uma introdução a arte de Van Gogh; publicações em braile, como o livro “Abraço de Urso”; dentre outras histórias.

A Biblioteca também terá uma estante dedicada à escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky, que faleceu em junho deste ano.

O espaço ainda conta uma brinquedoteca e decoração lúdica. Recentemente, a Belas Artes tambem reabriu ao público, após quatro meses de obras, a Biblioteca Central, que oferece um acervo de 140 mil obras gratuitamente. Além disso, caso o usuário não encontre na unidade o livro que precisa, é realizado o contato com bibliotecas de todo o país para o empréstimo do material.

Os espaços estão na Unidade I da Instituição, localizada na Rua Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana. Horário e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 16h. Para empréstimos, é preciso levar RG e comprovante de endereço. Para menores de 16 anos, um dos pais ou responsável legal deverá assinar termo de responsabilidade, Prazo para devolução do livro: 15 dias – quantidade para retirada cinco obras.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados