Siga-nos

Urbanismo

Vila Mariana também vai discutir zoneamento

Publicado

em

Na oficina de revisão participativa do Zoneamento promovida na região da Subprefeitura do Jabaquara, 144 participantes entregaram 46 contribuições. Os números incluem tanto propostas individuais quanto coletivas, que serão sistematizadas e divulgadas em breve aqui, no Gestão Urbana.
Até o dia 6 dezembro, mais 24 oficinas serão realizadas em diferentes regiões da cidade – a de Vila Mariana acontece no dia 29, no Colégio Arquidiocesano. Enquanto no Jabaquara um dos principais temas se relaciona com o uso e ocupação da área referentes à região onde será implantada a Operação Urbana Água Espraiada e a evolução de bairros mais carentes, na Vila Mariana as dicussões são outras.
Os distritos de Moema, Vila Mariana e Saúde, atendidos pela Subprefeitura, são considerados de infraestrutura já bem definida e avançada. A ideia aqui é conter o avanço em regiões já bastante verticalizadas, porém ao mesmo tempo estimular o crescimento em quarteirões bem próximos ao Metrô.
Estas serão as Zonas Eixo de Transformação Urbana. A estratégia é otimizar a estrutura já existente nestas áreas e potencializar ao longo da rede de transporte coletivo de média e alta capacidade. Dessa forma, a Prefeitura acredita que facilitará a moradia e o emprego em áreas próximas a estações de Metrô no corredor formado pela Avenida Jabaquara a Rua Domingos de Moraes
Polêmica deve surgir em torno da preservação da área residencial do Planalto Paulista. Ali, são proibidos prédios e estabelecimentos comerciais, exceto escritórios em corredores viários e empresas que contavam com a licença de funcionamento antes da conversão do bairro em estritamente dedicada a moradias. No entanto, no mapa com proposições, é possível perceber que há a sugestão de tornar a Avenida Indianópolis e a Avenida José Maria Whitaker em “oZonas de Corredor”, assim como a Alameda dos Guat]as, que corta o bairro e tem movimento viári.
Já o trecho do bairro que fica entre a Avenida Indianópolis e a Avenida Ceci surge como “Zona Predominantemente Residencial”, enquanto outros blocos se mantêm como “Zona Estritamente Residencial”. Há também alguns quarteirões do bairro definidos como Zona de Eixo de Transformação Urbana nas proximidades da avenida Jabaquara em São Judas.
O encontro será no dia 29 de novembro, das 9h às 13h (credenciamento a partir das 8h30, no Colégio Arquidiocesano, ao lado da estação Santa Cruz do metrô. Rua Domingos de Morais, 2565 – Vila Mariana.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados