Siga-nos

Urbanismo

Vila Mariana ganha mais um parklet na Dr. Bacelar

Publicado

em

Esta semana a rua Dr. Bacelar, na esquina com a Rua Luís Góes, ganhou um parklet, ou seja, uma daquelas “micropraças” instaladas junto a calçadas, em lugar de uma ou duas vagas de estacionamentos, criando uma área de lazer e descanso para convivência urbana.
Além deste, a Vila Mariana já contava com outros dois parklets – inclusive o primeiro a ser inaugurado oficialmente na cidade, na Rua Coronel Oscar Porto quase esquina com a Rua Abílio Soares.
Apesar de ter sido pioneira no projeto, a Vila Mariana não é mais a região que detém a maioria destes equipamentos na cidade – perde para a Subprefeitura de Pinheiros. Os bairros de Vila Madalena e Jardins, juntos, já somam 14 parklets.
O projeto ainda não ganhou a amplitude sonhada pela Prefeitura. No total, só 20 foram instalados até agora na cidade.
O parklet inaugurado esta semana fica em frente ao Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), que instalou e vai também garantir sua manutenção.
O novo parklet tem duas novidades: um bebedouro de uso livre para os usuários, além de um suporte com sacos plásticos para o recolhimento de fezes de cães por pessoas que estiverem passeando com seus pets pela região.
Além disso, como outros, tem bancos, guarda-sóis, mesas, floreira, depósito de lixo e bicicletário.
“É o terceiro parklet aqui na Vila Mariana e sua aceitação tem sido muito boa, garantiu o subprefeito João Carlos da Silva Martins.
Dependendo do projeto, é possível também que parklets tenham aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas.
A ideia principal é estimular a ocupação do espaço público, democratizando-o.
“Fazer um parklet na frente do Secovi é emblemático. Primeiro porque o nosso entorno será beneficiado, mas, mais importante do que isso, é que as nossas empresas que frequentam o sindicato poderão conhecer o projeto. A nossa ideia é fazer com que isso se multiplique e as empresas possam instalar plataformas como essas onde elas estão operando”, afirmou Claudio Bernardes, presidente da entidade.
O novo parklet também deverá ser usado por profissionais que trabalham, além do próprio Secovi, no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), localizado ali em frente) e em escolas da região como a UNIP e o Colégio Objetivo, na Rua Luís Góes.
O terceiro parklet da Vila Mariana está instalado na Rua João Lourenço. Além de Pinheiros, outra região que já ganhou um parklet foi o Ipiranga. Lá, foi instalado um deles na Rua Cisplatina, 31.

 

O novo parklet foi instalado em frente ao Secovi, quase esquina com a Rua Luis Góes. Conta até com sacolinhas gratuitas para recolher fezes dos animais de estimação

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados