Siga-nos

Cultura

Vila Mariana ganha centro de cultura

Publicado

em

Dança de salão, expressão corporal, teatro, grafite, mangá… Todas estas práticas artísticas não apenas estão em alta no cenário paulistano, como também representam a oportunidade de se mexer, criar, colocar a mente em atividade… E agora, pessoas de todas as idades podem participar de oficinas e vivências gratuitas na própria Vila Mariana, em um espaço que será implantado neste domingo, dia 27.
Em parceria com o Centro Cultural da Juventude – onde já são promovidas com sucesso estas atividades – a Subprefeitura de Vila Mariana está abrindo a Casa de Convivência e Cultura do bairro, junto ao já conhecido Espaço de Leitura Zalina Rolim, em uma travessa da Rua Loefgreen.
A inauguração já promete ser em ritmo intenso de diversão. Criatividade e expressividade são palavras chaves da festa de abertura. Bandas e músicos independentes vão tocar ao vivo e ainda haverá apresentação de grupos de dança, teatro e grafite.
A ideia é, além de garantir um programa cultural que aqueça o domingo, demonstrar um pouco do que se poderá encontrar no espaço de agora em diante, facilitando até a escolha das práticas artísticas pelo público presente.
Já no dia será possível, aliás, fazer as incrições, que também podem ser garantidas através de email.
Segundo a Suprefeitura de Vila Mariana, as oficinas estimulam o aprendizado para que participantes e seus grupos ganhem segurança no desenvolvimento dos trabalhos artísticos de forma coletiva, autônoma e solidária.
Ao final, todos serão convidados a colaborar e participar da criação e produção, de acordo com o tema da oficina, com os educadores e assim praticar nas apresentações o que aprenderam, despertando o artista que está em cada um.
Para participar do evento e fazer a inscrição no tema que mais interessar é só aparecer na Casa da Cultura Vila Mariana que fica na Rua das Corredeiras, 26 – Vila da Saúde, no dia 27 de abril. O evento vai das 10:00 até as 18:00 horas.
Já estão abertas as incrições para as oficinas de Expressão Corporal (quintas, às 16h), Dança de Salão (quinta, às 10h) e Teatro (domingos, 13h).
As oficinas de mangá, pintura facial e reciclagem de valores ainda terão horários a confrimar. A pessoa que tiver interessada em participar de alguma oficina pode fazer sua reserva enviando o nome, endereço, telefone e número do documento mencionando o nome da oficina escolhida para o e-mail: culturavm@prefeitura.sp.gov.br
Histórico
A Biblioteca Zalina Rolim já tem mais de meio século – foi criada em 1956!
Mas, em 2008, a vocação deste espaço público começou a mudar. O acervo de livros e periódicos, que conta com cerca de 39 mil exemplares, passou a se chamar Espaço de Leitura Zalina Rolim. Funciona de 2ª a 6ª feira das 8h às 16h e sábado das 8h às 15h.
E assim, há seis anos o prédio vem se transformando em Centro de Convivência, para que passasse a haver investimento em oficinas, cursos, atividades paralelas, exposições…
A proposta, a partir deste domingo, é fortalecer essa vocação e estimular a presença da população. A Subprefeiturra alega que também haverá interação através das redes sociais, mobilizando a comunidade para que possa expressar seus interesses e “dar cara” ao novo espaço. Para o órgão, a Casa de Cultura “deve ser fruto de um trabalho coletivo organizado que represente e dê voz para a comunidade e assim promova a cidadania”.
Até uma página no Facebook já foi criada, para facilitar a divulgação da programação cultural do local: www.facebook.com/ casadeculturavm. Participe!

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Vitantonio Indolfo

    2 de junho de 2016 at 16:31

    Ontem (01/06) o Centro de Convívio e Cultura da Vila Mariana estava fechado com cadeado e o vigilante que se encontrava no estabelecimento me informou que não há nenhum funcionário trabalhando e que o prédio terá sua finalidade alterada. Gostaria de saber o destino de tantos livros que ali se encontram deste espaço de leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados