Siga-nos

Saúde

Vila Mariana ganha centro de cirurgias cardíacas experimentais

Publicado

em

Ainda este ano, Dante Pazzanese convoca voluntários para novo coração

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou esta semana mais um serviço dentro do hospital Dante Pazzanese, na Vila Mariana. Foram investidos R$ 460 mil reais para a criação de um centro cirúrgico que vai desenvolver novas técnicas em cardiologia.

O novo espaço é voltado integralmente para o setor de pesquisas do hospital, abrigando experiências como a do primeiro coração artificial de dois ventrículos do Brasil, que já se encontra em etapa de testes em animais grandes, como cavalos. Ainda neste ano, o Dante pretende iniciar o recrutamento de voluntários para testar em humanos o novo coração em desenvolvimento na unidade.

Haverá no local uma estrutura de centro cirúrgico com três salas, além de espaço para alojamento dos animais que serão submetidos às cirurgias. A obra já faz parte do projeto de ampliação e restauração pelo qual passará o Dante Pazzanese.

O novo espaço tem cerca de 540 metros quadrados de área construída, sendo metade para alojamento de animais e outra parte para a área cirúrgica, que também conta com consultórios, sala de necropsia, área de experimentos e espaço para esterilizaçãol vestiários.

“A cirurgia experimental é muito importante por dois motivos principais: desenvolve técnicas novas que no futuro servirão para tratar seres humanos e também é ferramenta de capacitação dos cirurgiões”, afirma a diretora do Dante Pazzanese, Amanda Sousa.

O hospital estadual Dante Pazzanese fica na Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500, na Vila Mariana.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados