Siga-nos

Cultura

Vila Mariana está no roteiro do maior grafite do país

Publicado

em

Já pode ser visto na Vila Mariana o maior mural de grafite a céu aberto de toda a América Latina – pelo menos um trecho dele.
O corredor norte-sul, que tem seu maior trecho na avenida 23 de Maio, está recoberto de arte de rua ao longo de toda sua extensão.
São nada menos que 70 muros totalizando uma área de 15 mil metros quadrados de desenhos representativos da arte de grafiteiros paulistanos.
As obras começam na região do Museu de Arte Contemporânea (antigo Detran) e vão até os arcos da Praça dos Artesões Calabreses, já na região central da cidade.
Também podem ser vistos vários desenhos nos muros que levam à Rua Sena Madureira e nas saídas que levam à Avenida Ibirapuera e o bairro de Moema.
Para trabalhar ao longo da via, os artistas contaram com apoio da Prefeitura não apenas para garantir sua segurança e impedir prejuízos ao trânsito, como também no fornecimento de material, limpeza de muros, ampliação da iluminação e corte de grama, serviços que foram executados em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria Municipal de Serviços.
Mais de 200 artistas participaram do projeto. Até então, o maior grafite do país também estava em São Paulo, mas nos muros da Linha-1 Vermelha do Metrô, no caminho da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste. Foi executado para a Copa do Mundo de 2014 e contava com menos de 10 mil metros quadrados e quatro quilômetros de extensão. O projeto da 23 de maio atinge de 5,4 quilômetros de extensão de muros em 15 mil metros quadrados.
“O grafite paulistano é respeitado pelos brasileiros e no exterior. Estamos abrindo o principal eixo de mobilidade da cidade, que é o Corredor Norte-Sul para a arte urbana, com apoio e fomento da Prefeitura, em um diálogo com a cidade e com a curadoria, no sentido de tornar nossa mais vida mais agradável”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
A inauguração foi comemorada com uma pedalada, que contou com a participação de mais 100 pessoas no último domingo, dia 1. O trajeto percorreu toda a área abrangida pelos grafites com explicações sobre as obras e seus processos de produção.
O prefeito Haddad participou da pedalada e destacou o papel do município na busca pela ocupação do espaço público na capital paulista com medidas como as ciclovias, praças wi-fi, regularização da comida e dos artistas de rua.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados