Siga-nos

Meio ambiente

Vila Gumercindo terá posto de coleta de lixo eletrônico

Publicado

em

Dia 21 de Setembro é o World CleanUp Day – ou Dia Internacional da Limpeza. Para marcar a data e mostrar que só ações coletivas podem ter resultados constantes e efetivos, um grupo de moradoras da Vila Gumercindo, em parceria com entidades e comerciantes do bairro, vão iniciar uma campanha de coleta de lixo eletrônico.

“O pré lançamento foi no sábado, dia 14 de setembro, com a implantação de uma caixa de coleta no Hirota Food do bairro (Rua Vigário Albernaz, 695/703 – Vila Gumercindo). No dia 21, começa oficialmente a campanha, paralelamente a outras ações em conjunto com a Subprefeitura do Ipiranga”, conta Rubia Souza.

Ela e as amigas e vizinhas Fabiana Botelho, Ivete Festino e Maria Tereza Thomaz já haviam decidido tomar atitudes para melhoria das condições de limpeza e preservação do meio ambiente com a limpeza e implantação de jardineiras na praça José Augusto Veloso. Também têm estimulado o contato estreito com escolas, ampliação da coleta seletiva e coleta de entulho e cata-bagulho pelo bairro.

O lixo eletrônico será recolhido pela Cooperativa Coopermiti. São aceitos itens de pequeno porte como eletrodomésticos quebrados e itens de informática como monitores, mouses, teclados, cpus, celulares, câmeras fotográficas etc. Depois de coletados, os aparelhos passarão por triagem e serão destinados à reciclagem.

O material depositado deve ter as medidas de até 50cm x 60cm e pode estar inteiro ou em partes (desde que não sejam cortantes ou esteja vazando). Todos os dados que estão no aparelho são destruídos, o que impede o acesso e a recuperação das informações contidas no dispositivo. Não são aceitos baterias e pilhas.

Por ano, são gerados mais de 40 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos em todo o mundo, causando problemas ambientais para a saúde, principalmente por liberarem substâncias tóxicas que estão presentes em sua composição, como chumbo, mercúrio, berílio etc.

Outro sério problema provocado pelo descarte irregular geralmente possuem grande quantidade de vidro, plástico e metais, que levam muito tempo para se decomporem.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados