Siga-nos

Trânsito

Viaduto Santo Amaro é liberado para ônibus

Publicado

em

A Prefeitura resolveu liberar parcialmente o tráfego no viaduto Santo Amaro, que estava interditado desde o dia 13, depois que houve uma explosão sob a estrutura, provocada pela colisão entre dois caminhões.

Por enquanto, apenas ônibus estão autorizados a usar o viaduto, mas a Prefeitura avalia que já serão sentidas melhorias no trânsito local e para os usuários do sistema de transporte público. Pelo local, circulam mais de 25 linhas de ônibus que, nos últimos dias, passavam por operação especial.

Segundo a Prefeitura, dois laudos técnicos teriam atestado que a parte estrutural não foi comprometida e que o viaduto não precisará ser demolido, como as primeiras avaliações indicavam.

Foram liberadas duas pistas do tabuleiro bairro-centro do Viaduto Santo Amaro, e o comportamento da estrutura será monitorado por técnicos da Prefeitura. “Duas pistas dessa estrutura que era usada para o sentido bairro-centro farão o binário dos ônibus. Eles vão circular só nessa estrutura, e a outra fica aguardando o monitoramento. Já está sendo feita a sinalização para os ônibus utilizarem. Tirando-os da parte de baixo, já alivia bastante o trânsito na região”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

“Para a liberação nesta madrugada, será feito um jateamento da parte inferior do viaduto, para que os materiais que porventura estejam soltos não caiam sobre os veículos que passam na Bandeirantes, já que, obviamente, vai ter uma vibração maior do viaduto. Vamos instalar uma tela de proteção para evitar que algum acidente possa ocorrer”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe na tarde desta quarta-feira (24).

Sem a necessidade de demolição e reconstrução do viaduto, o município poupará cerca de R$ 40 milhões, valor que seria gasto com uma nova estrutura. “Estamos saindo de uma situação em que a demolição era provável. Com isso, estamos economizando alguma coisa em torno de R$ 40 milhões, que é o que seria gasto para refazer o viaduto se ele fosse implodido. E uma obra que levaria, pelo menos, seis meses já vai estar sendo 33% liberada hoje à noite. São seis pistas, e estamos liberando duas”, afirmou Haddad.

A Prefeitura ainda informou que, nos últimos dez dias, o Viaduto Santo Amaro passou por uma série de testes, que incluem desde exames laboratoriais com os materiais do viaduto e também avaliação do comportamento do viário com pesos sobre a estrutura. Os laudos, realizados pelas empresas Falcão Bauer e Concremat, foram posteriormente avaliados pelo professor Doutor Pedro Afonso de Oliveira Almeida, que é engenheiro civil, mestre em Engenharia de Estruturas, doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Engenharia na Espanha.

Nos próximos 15 dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) irá estudar como o viaduto irá reagir e, a partir daí, será escolhida a forma de recuperação. São três cenários possíveis para recuperação total da estrutura e liberação total do viaduto.

Ainda não há prazo para início ou conclusão das obras ou valor de recursos para a recuperação. Em princípio, o valor será custeado pela Prefeitura, mas a Procuradoria Geral do Município (PGM), após a apuração sobre quem foi o responsável pela colisão, irá acionar judicialmente o culpado para o ressarcimento aos cofres municipais.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados