Siga-nos

Meio ambiente

Veterinários estão proibidos de cortar caudas de animais

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Desde junho, os veterinários estão proibidos de praticar a chamada caudectomia, que é a amputação ou corte de cauda de animais. A prática, bastante questionada por defensores dos animais, é mais comum do que se imagina. A resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), datada de junho deste ano, proíbe a amputação ou corte da cauda. O dispositivo modifica uma outra resolução de 2008, que apenas recomendava que a cirurgia não fosse feita.

A prática é bastante comum em cães de raças como Fox Paulistinha, Cocker Spaniel, Pinsher, Poodle, além de Pitbull, Rottweiller e Doberman. O objetivo é simplesmente “embelezar” o animal e sempre foi alvo de críticas de entidades defensoras dos animais, que denunciam a prática como mutilação.

“A cauda permite ao animal que expresse seu comportamento natural e a prática de removê-la cirurgicamente é uma situação de maus-tratos”, afirma Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Criadores, entretanto, ameaçam continuar com a prática, já que a resolução é voltada aos veterinários. Desde 2008, o CFMV já proíbe a cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia (extração das unhas de gatos).

A população pode procurar o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo para denunciar a prática. O Médico-Veterinário que infringir as normas determinadas pelo CFMV estará sujeito a processo ético-profissional.

O CRMV-SP fica na Rua Apeninos, 1.088, no Paraíso. Atende o público (pessoalmente e por telefone) de segunda a sexta, das 9h às 16h. Fone: 5908 4799

Para denunciar outros crimes contra animais, há agora uma Divisão de Investigações sobre Infrações de Maus Tratos a Animais. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3224-8208, 3224-8480 e  3331-8969.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados