Siga-nos

Internet

Várias praças e parques da região terão conexão gratuita com internet

Publicado

em

Já está funcionando em caráter experimental, para garantir a velocidade da conexão, o projeto Praças Digitais. Por enquanto, os testes estão sendo realizados na Praça Dom José Gaspar, no centro da cidade. Mas, a ideia da prefeitura é que até outubro a inovação possa facilitar a inclusão digital em pelo menos um ponto em cada distrito da cidade.

Na região, vários endereços estão incluídos. No Jabaquara, a conexão livre e gratuita com internet, será implantada na Praça Alfredo Souza Egydio Aranha, junto à estação Conceição, onde há área de convivência, bancos etc. E também no Parque do Nabuco, já na divisa com Cidade Ademar, para beneficiar os frequentadores.

Na área da Subprefeitura de Vila Mariana, há três distritos municipais e cada um deles receberá um ponto de wi-fi. Na Saúde, a praça beneficiada será a Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis, onde já há bancos, aparelhos de ginástica e um grande largo em frente à igreja de mesmo nome.

No distrito Moema, o endereço escolhido foi a Praça Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Largo de Moema, onde se realiza aos domingos uma feira de artesanato e ao lado de uma futura estação de metrô da linha 5 – Lilás. Também na região de Moema, o Parque do Ibirapuera será beneficiado com conexão à internet, mas este é considerado um ponto de uso urbano e turístico, já que o parque é o maior e mais frequentado da cidade.

No distrito Vila Mariana, o Largo Dona Ana Rosa, junto à estação de metrô, é a área definida para receber o projeto.

No Ipiranga, o projeto praças digitais também será implantado em um Parque – o da Independência – além de no Centro de Convivência de Heliópolis, no Largo Santa Ângela, no Cursino, e na Praça Dirceu de Castro Fontoura.

Projeto

A iniciativa da Prefeitura, uma parceria da Secretaria de Serviços com a Prodam busca levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e para marcos simbólicos da cidade. A ação encoraja a cidadania por meio da inclusão digital.

O número total de localidades públicas atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será dividida conforme a demanda do local, regiões consideradas críticas com grande circulação de pessoas terão uma cobertura de 99% com eventos esporádicos e o restante não-crítico é de 96%. Posteriormente outras praças podem ser consideradas críticas também.

A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema wi-fi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.BR em parceria com a Secretaria de Serviços. O Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet) a ser instalado nas praças é o instrumento que atestará o nível da conexão. – Conexão de 512 kbps efetivos por usuário, para download e upload;

Por enquanto, qualquer cidadão pode participar dos testes em andamento no centro da cidade. Para colaborar com o serviço, os cidadãos que utilizam a rede podem encaminhar relatos, sugestões e críticas sobre o sinal na Praça Dom José Gaspar pelos perfis do Twitter (@wifi_livre), do Facebook e pelo email pracasdigitais@prefeitura.sp.gov.br a partir do dia 8 de agosto. É importante enviar, se possível, com qual o aparelho o usuário está navegando.

A Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital será responsável por coletar os dados gerados pelo sistema de gerenciamento da Idea e pelo SIMET, além de receber contribuições dos usuários durante todo o período de teste.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados