Siga-nos

Coronavírus

Vacinação para quem tem 75 ou 76 começa dia 15

Publicado

em

Mais de 90% dos idosos acima de 77 anos já foram vacinados contra a covid 19, de acordo com a Prefeitura de São Paulo. Agora, foi anunciada nova etapa da campanha, para pessoas com 75 e 76 anos que, no Estado, representam um total de 420 mil pessoas. A primeira dose para pessoas com 75 ou 76 anos estará disponível em todos os 645 municípios do Estado a partir do dia 15, segunda-feira.

Governo e Prefeitura estão orientando as pessoas nessa faixa etária e seus familiares para que evitem os postos de vacinação na manhã do dia 15 e garantem que haverá doses para todos. A concentração do público até mesmo antes do horário de abertura previsto tem provocado filas, demora e aglomeração.

Ainda não se sabe se a Prefeitura paulistana antecipará a data inicial da vacinação, como fez em outras etapas. Por enquanto, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está concentrando esforços na aplicação da segunda dose, desde a segunda, 8 de março, nas pessoas de diferentes públicos que já receberam a primeira dose anteriormente.

Os públicos vacinados até o momento são profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, além de idosos em geral com idade a partir de 77 anos.

A aplicação da segunda dose acontece de acordo com a data de retorno anotada no comprovante de vacinação. Quem recebeu a Coronavac, se não tiver a data de retorno no comprovante, deve comparecer aos postos de  vacinação entre 21 e 28 dias após a primeira dose.

Drive-thrus

Desde sábado (6), a Prefeitura suspendeu o funcionamento dos drive-thrus de grande porte implantados em pontos estratégicos da cidade, como os Estádios Morumbi e Arena Corinthians, Autódromo Interlagos e outros.

Segundo a SMS, isso aconteceu para que as equipes dos drive-thrus fossem remanejadas para o atendimento nas unidades de saúde que concentram mais de 90% da vacinação na cidade de São Paulo.

Mas a Prefeitura garante que o sistema drive-thru voltará ao funcionamento habitual a partir da implementação da vacinação da próxima faixa-etária.

Recomendação

A SMS recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Critérios para a imunização

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município, até o momento:

  • Idosos (com mais de 77 anos – a partir de 3/3/2021);
  • Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas;
  • Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);
  • Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599;
  • Profissionais Sepultadores, Veloristas, Cremadores e Condutores de Veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Segunda dose

Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPI’s), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

No site VacinaSampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru: http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

Serviço

A Vacinação contra a Covid-19 na capital

468 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)

Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

UBS’s com sistema drive-thru

Horário: 8h às 17h

Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBS’s da capital: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=308495.

AMA’s/UBS’s Integradas

Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=308509

17 SAE’s

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/istaids/index.php?p=245171

Três centros-escolas

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h 1. Centro-Escola Barra Funda – Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro 2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza – Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré 3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados