Siga-nos

Saúde

Vacinação gratuita contra raiva em animais vai até 1 de setembro

Publicado

em

Começou segunda-feira e vai até 1 de setembro a Campanha de Vacinação Contra A Raiva Para Cães e Gatos, na capital. Serão mais de doi mil postos volantes, 21 em endereços fixos, para aplicar mais de 1,2 milhões de doses em cães e gatos. O proprietário deve de transportar cães na coleira e guia, e gatos, em caixas de transporte apropriadas (ou similar) para evitar fugas e acidentes.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Em 2012, 971.684 animais foram vacinados contra a Raiva.

Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dra. Rosane Correa de Oliveira, a adesão da população à campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle. A gerente do CCZ ainda destaca que desde 1981 não há registro de nenhum caso da doença transmitida. Em 2012, 971.684 animais foram vacinados contra a Raiva.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina – inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio, exceto os animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades.

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados