Siga-nos

Saúde

Vacinação contra gripe foi prorrogada até 3 de junho

Publicado

em

A Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) não atingiu a meta esperada pelos agentes públicos e por isso foi prorrogada até 3 de junho.
Isto significa que pessoas com 60 anos de idade ou mais, profissionais de saúde, gestantes, indígenas, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e portadores de doenças crônicas que ainda não garantiram sua imunização devem procurar o posto de saúde mais próximo para receber a dose gratuitamente.
O objetivo é vacinar 80% desse público, estimado em 3,2 milhões de pessoas – até agora apenas pouco mais de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, o que representa 44,2%, ou seja, menos da metade do público alvo.
A vacina protege contra a gripe e, assim, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia, que podem até levar ao óbito.
São necessárias duas semanas para que a vacina comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.
Para adultos, inclusive gestantes, é aplicada uma dose. Quando imunizadas pela primeira vez, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre cada uma.
A relação dos postos de saúde da capital pode ser consultada pelo telefone 156.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados