Siga-nos

Saúde

UPA na Vila Santa Catarina ainda é única a funcionar na região

Publicado

em

A região da Vila Santa Catarina, no Jabaquara, passou a contar este ano com um novo hospital, além do Arthur Ribeiro Saboya, na mesma região, que existe desde 1980. Mas, vale apontar que boa parte dos atendimentos em saúde não depende dos hospitais e pode ser feita em unidades de saúde – tanto para pronto atendimento quanto para consultas médicas agendadas.

Desde janeiro de 2015, há quase dois anos portanto, funciona também na região uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jabaquara, que atende 24 horas por dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a capacidade de atendimento é de 500 pessoas por dia.

Há dois leitos para recepção e estabilização de pacientes, um leito para isolamento adulto e quatro leitos para semi-intensiva de adultos. A pediatria disponibiliza ainda quatro leitos de observação e um de isolamento. No primeiro andar, são seis leitos de observação. A UPA Vila Santa Catarina ainda realiza exames laboratoriais e de raio-x.

A unidade conta com uma equipe de 190 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento no equipamento é informatizado. O equipamento foi instalado no prédio do novo Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, inaugurado pela atual gestão, e beneficia 300 mil habitantes dos bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Pedreira.

A Secretaria Municipal de Saúde garante que este modelo de atendimento já estão desafogando e diminuindo a espera dos serviços de urgência e emergência de hospitais municipais em três regiões da capital paulista.
Prestes a deixar o cargo, o atual prefeito Fernando Haddad previa em seu programa de Metas (2013-2016) a implantação de cinco UPAs na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde alega que, além das três unidades que já funcionam, está em andamento a instalação de outros 12 equipamentos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 96% dos pacientes que antes precisavam buscar emergências hospitalares têm seus problemas resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento. “Depois que a população soube o que é uma UPA, todo mundo pede uma no lugar das AMAs, que são mais restritas, têm mais dificuldades de atender. A UPA é quase um hospital, é mini-hospital, porque aqui você tem equipamentos até de UTI para pacientes que chegarem em estado grave. É um equipamento de outra natureza”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante visita técnica à unidade de Itaquera, inaugurada recentemente.

Telefone(11) 5671-9200

Vila Clementino

Entre as UPAS projetadas e prometidas, uma delas já deveria estar em fase de conclusão na Vila Clementino, mais precisamente na esquina das ruas Diogo de Faria e Botucatu, com custo total de construção previsto em cerca de R$ 6 milhões.

Em agosto de 2015, com as obras em fase inicial, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a previsão de conclusão da obra era para o segundo semestre de 2016, mas as obras estão paralisadas, por desistência da construtora.

São Paulo 2015-01-24 Inauguração da UPA - Unidade de Pronto Atendimento Vila Santa Catarina  Exmo. Sr. FERNANDO HADDAD, Prefeito de São Paulo, Srs. JOSÉ DE FILIPPI JUNIOR, Secretário Municipal da Saúde, CLAUDIO LUIZ LOTTENBERG, Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, CARLOS ALBERTO EDUARDO GOMES, Diretor da Unidade de Pronto Atendimento Vila Santa Marina, WANDER GERALDO DA SILVA, Subprefeito do Jabaquara. Sr. ARTHUR CHIORO, Ministro de Estado da Saúde. Foto Cesar Ogata / SECOM

Advertisement
8 Comentários

8 Comments

  1. Alice do nascimento melania

    11 de agosto de 2017 at 19:06

    Não entendo o porque chegar com um doente e voltar, porque não tem cardiologista, meu marido com dor no peito, onde fica a urgência, fomos atendidos por um funcionário que só tem boca para despachar doentes, é uma denuncia, Victor o nome do funcionário, me preocupa as autoridades tentando desafogar o funcionamento de doentes e depois deixar para lá, agora não poder passar por um especialista para ver como está saúde, se que avisamos que ele tinha passado no Saboya, por dor no peito e que a dor está voltando intermitente, e não encontrei apoio da sociedade médica dentro de um hospital na santa cataria, o UPa, o funcionário nos dispensou como se fossemos um lixo, então se algo acontecer c om meu esposo por falta de atendimento está minha denuncia, meu marido Candido Melania Neto, deu entrada no hospital saboya com fortes dores no peito, e a dor volta intermitente, e não podemos passar em um especialista, porque?É uma pegunta sem resposta, ou terá resposta e indicação para um especialista de urgência a ele, com 64 anos, trabalhou lutou para um Brasil melhor para ser descartados por moleques que não sabem atender um doente uma portaria de hospital, espero de vocês algo de melhor de que ficar aqui em casa com dor no peito.

  2. gabi

    22 de março de 2018 at 9:45

    Upa. na santa catarina . estado de calamidade. não atende ninguém te dar uma informação . na pediatria mais de 5 horas para atender uma criança. horrível.

  3. Kayame Machado de oliveira

    16 de outubro de 2018 at 14:41

    Esse “hospital” é uma vergonha atendimento péssimo!
    Uma vergonha!

  4. Terezinha Rodrigues da silva

    24 de março de 2020 at 17:15

    Exame de corona virus

  5. ANA ROSA RODRIGUES

    13 de julho de 2020 at 16:30

    Somente gratidao ao atendimento dispensado ao meu Pai de 91 anos com quadro de infeccção urinaria com bacteria ultra resistente (KP), ficou internado por 07 dias e todo o atendimento disponibilizado de excelente qualidade!! Parabéns a toda equipe do hospital, auxiliares, técnicos, enfermeiros e médicos por toda atenção e humanidade…eternamente grata!

  6. Audra Remencius

    10 de abril de 2021 at 12:52

    Estou com o coracao descompensado posso ir na upa!? Sintomas de aritmia. Posso fazer um eletrocardiograma na upa? Fico passando mal com a cabeça latejando e o coraçăo pesado preciso sentar para nao cair as vezes. Nao sei aonde ir se na ubs ou upa. Nao é covid mas dizem que pode ser aritmia. Nao sei se poderei tomar a vacina . P covid assim…

  7. Itamar dos Santos melo

    15 de março de 2022 at 12:39

    Boa tarde meu nome é Itamar pai do Davi fui levar ele hoje no up santa Catarina na rua cidade de bagda com muita dor de cabeça vomitando e dor nos olhos passamos pediatra e fomos muito atendidos pelas médicas Tatiana lulai a parceira dela que não sei o nome dela são muitas anteciosa muito obrigada pelo atendimento que Deus proteja vocês duas e sua equipe

  8. Luiz Freitas

    26 de março de 2022 at 11:34

    Brasil ué!!! Aonde um Povo que deveria se revoltar com os altos impostos, Tributos, preços de tudo, aonde quem recebe um um salário mínimo por pouco n paga IR, Agradece ao Caixa Eletrônico por lhe dar o dinheiro de sua C.C., que ama Políticos Corruptos, e o defende até o fim da Vida, mas que fica indignado qdo abre só um pouquinho os olhos e enxergam a realidade em que o país se encontra a Décadas e se lembrar, nada muda, pelo contrário, só piora, Itens aumentando mais de 100% ao ano enquanto o salário nem 8%, um gás a 150,00 gasolina chegando a 11,00, arroz em alguns locais a 40,00 etc…. E o que esse povo dividido por Ideologias impostas por seus políticos de estimação fazem…. Pois é, Brasileiro merece o que tem .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados