Siga-nos

Saúde

Unifesp desenvolve duas pesquisas sobre apneia

Publicado

em

Duas pesquisas estão em andamento na Unifesp, relacionadas à apneia obstrutiva do sono.
Uma delas busca estabelecer o gasto energético em obesos que apresentam o problema.
Desenvolvido pelo Departamento de Psicobiologia da Unifesp, o estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de dois tipos de dietas no gasto energético de homens obesos e que possuem Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.
Para tanto, estão sendo recrutados voluntários. Podem participar do projeto de pesquisa homens, com idade entre 30 e 50 anos, obesos que não fumam, não utilizam drogas e não tenham problemas renais, de coração e de tiroide. Os voluntários também não podem trabalhar à noite e nem em turnos, além de não terem outros distúrbios de sono – como insônia, por exemplo.
Durante a pesquisa serão realizadas consultas nutricionais, exames de sono, sangue e gasto energético. Ao final do estudo, esses exames serão passados aos voluntários.
Os interessados devem entrar em contato com Mariana Del Rey pelos telefones: 98331-1547 ou 2149-0155, ramal 170 (para recados) e ainda pelo e-mail: mariana@cepebr.org.
Apneia em crianças
Outro estudo em andamento, pelo Setor de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, busca pesquisar a cognição e psicomotricidade das crianças com distúrbios do sono.
Podem participar da pesquisa meninos e meninas com idade entre 8 e 11 anos, que apresentem distúrbios respiratórios como ronco, agitação durante o sono, e parassonias, como sonambulismo, pesadelos e outros. Os pacientes serão submetidos a uma avaliação cognitiva (teste de inteligência), avaliação psicomotora e análise do sono através da polissonografia.
Os interessados podem entrar em contato com Vanessa Ruotolo Ferreira pelo e-mail: vanessaruotolo@gmail.com ou deverão procurar o Ambulatório de Neuro-Sono da Disciplina de Neurologia da Unifesp, situado na Rua Pedro de Toledo, 650, Balcão 5, às quartas-feiras a partir das 13h.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados