Siga-nos

Saúde

Unifesp busca voluntárias para testar tratamento alternativo para compulsão alimentar

Publicado

em

O Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (Proata), da Universidade Federal de São Paulo, está recrutando mulheres com faixa etária entre 18 e 55 anos, com sobrepeso ou obesidade e que apresentem compulsão alimentar para avaliar um tratamento alternativo, não invasivo, chamado Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). O intuito da pesquisa é verificar se a EMT pode ajudar a controlar a compulsão alimentar, o peso e sintomas ansiosos e depressivos em pessoas que sofrem de Transtorno de Compulsão Alimentar.
As participantes receberão aplicações de Estimulação Magnética Transcraniana ao longo de 8 semanas. A avaliação médica e nutricional, questionários psicológicos e alguns exames específicos (neuroimagem) serão feitos antes e depois do tratamento.
É imprescindível que as interessadas saibam ler e escrever e serem destros, além de possuírem disponibilidade de ir até a Unifesp, na Vila Clementino, pelo menos 3 vezes por semana durante o tratamento. O tratamento e avaliações são oferecidos sem custo e os gastos com transporte e alimentação serão cobertos pela pesquisa.
As mulheres podem inscrever-se pelo telefone do Proata (11) 5576-4990 ramal 1203 ou pelo e-mail pesquisaproata@gmail.com ou, ainda, diretamente com uma das pesquisadoras: Nara (vivo) 974975978 ou Mara (claro) 99241 7473.
O Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (Proata/Unifesp) fica localizado na R. Borges Lagoa, 570 – conjunto 71, Vila Clementino.
Menopausa
Já o Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Unifesp está buscando mulheres para avaliar o papel de hormônios que controlam o apetite e o humor na relação entre obesidade e depressão durante a pós-menopausa.
No grupo de estudos, as mulheres devem ter idade entre 50 e 65 anos, que se encontrem na pós-menopausa (no mínimo um ano de término espontâneo da menstruação), e que não façam uso de reposição hormonal ou antidepressivos.
Para o Grupo Controle, procuram-se mulheres saudáveis, com idade entre 40 e 50 anos, com ciclo menstrual regular, e que não façam uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos.
Em ambos os grupos, ao participar, a voluntária terá a chance de conhecer seu estado nutricional (incluindo avaliação do peso, índice de gordura e musculatura corporal) e níveis de hormônios relacionados a obesidade e depressão.
Por fim, ela passará com nutricionista para orientações nutricionais e entrega de dieta. Será realizado somente um encontro, sem necessidade de retorno.
As interessadas podem entrar em contato pelo e-mail: fenaufel@yahoo.com ou telefone 98380-0000, falar com Maria Fernanda.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados