Siga-nos

Saúde

Treze anos após doação de terreno, hemocentro finalmente é inaugurado

Publicado

em

Em 2003, a obra para construção de um novo hemocentro da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, foi paralisada. A partir de então, a comunidade vizinha passou a se queixar com frequência do abandono do prédio. E a situação se arrastou por quase oito anos até que, em 2011, foi finalmente retomada e, esta semana, o prédio finalmente foi inaugurado. Segundo a Unifesp, situações burocráticas envolvendo o terreno da obra, que pertencia à Prefeitura, dificultaram a agilidade da obra.
A inauguração oficial aconteceu nesta semana, mas as atividades só começam em novembro. O objetivo da Unifesp em renovar completamente seu hemocentro é tornar o prédio, de sete andares, em um centro de referência em ensino, pesquisa, assistência em hematologia e hemoterapia.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) inaugurará, no dia 1º de outubro, às 11 horas, o Hemocentro da Instituição, localizado na rua Dr. Diogo de Faria, nº 824. O local será centro de referência em ensino, pesquisa e assistência em Hematologia e Hemoterapia.
Haverá 15 laboratórios para pesquisa e atendimento de rotina, salas de estudo, anfiteatro para 90 pessoas, área administrativa, dois andares destinados a coleta e processamento de sangue, ambulatório com 10 salas para atendimento, área para transfusão e um andar totalmente direcionado para a reabilitação de pacientes, inclusive com hidroterapia.
No local será realizada desde a coleta até a transfusão de sangue e hemoderivados, atendendo, desta forma, aos pacientes dos Centros de Referência em Coagulopatias Hereditárias e Hemoglobinopatias da Unifesp, que estarão também ali sediados.
A partir de novembro, já em plena atividade, será possível a coleta e processamento de 3 mil bolsas de sangue e o atendimento a mil pacientes mensalmente.
De acordo com informações fornecidas há dois anos pela Unifesp, a obra custou quase R$ 5 milhões. Em uma área total de 1.886 metros quadrados (apenas terreno), com 5.905 metros quadrados de construção (subsolo mais seis pavimentos). O local terá uma estrutura voltada para atender pacientes com problemas hemofílicos, doadores de sangue e alunos e docentes de cursos de especialização oferecidos pela universidade. Os pavimentos abrigarão consultórios médicos, bancos de sangue, ambulatórios, laboratórios para pesquisas de alunos e docentes, estrutura administrativa, além de uma clínica de fisioterapia para pacientes do hemocentro.
O novo hemocentro fica na Rua Dr. Diogo de Faria, 824 – Vila Clementino.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados