Siga-nos

Eleições 2016

TRE-SP busca mesários voluntários

Publicado

em

Já começaram a ser convocados, esta semana, os 500 mil mesários que atuarão nas próximas eleições, em outubro deste ano. Isso, só no Estado de São Paulo.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em todo o Estado serão mais de 100 mil mesas receptoras de voto ou justificativa. Neste ano, cada mesa receptora de votos terá quatro integrantes, enquanto as mesas receptoras de justificativa contarão com seis eleitores na capital e cinco no interior.
Os mesários são escolhidos, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral, e, dentre estes, os que têm nível superior, os professores e os serventuários da Justiça. O eleitor que for convocado tem cinco dias para contestar a convocação junto ao juiz eleitoral, a partir do recebimento da convocação. O trabalho de mesário é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, após requerimento direcionado ao juiz eleitoral, que decide baseado em nos argumentos apresentados.
Os cartórios eleitorais devem nomear os mesários até o dia 3 de agosto. Os treinamentos para os integrantes convocados deverão ocorrer em agosto e setembro. Os mesários serão informados da data, horário e local pelo seu cartório.
Voluntários
A Justiça Eleitoral criou o programa “Você Mesário” para incentivar a inscrição espontânea dos eleitores em geral e diminuir o número de mesários convocados. O objetivo é que todos sejam um dia voluntários. Qualquer eleitor, maior de 18 anos e em situação regular pode ser mesário na sua zona eleitoral. São excepcionados: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e o cônjuge; os membros de diretórios e partidos políticos, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os que pertecem ao serviço eleitoral.
Existe convênio entre a Justiça Eleitoral e diversas instituições de ensino para incentivar a participação dos estudantes, que têm as horas trabalhadas como mesário contadas como créditos em atividades complementares, além dos outros benefícios. Caso a instituição de ensino não seja conveniada, o universitário pode verificar diretamente na sua faculdade a possibilidade de ter as horas contabilizadas como crédito.
O eleitor interessado no programa pode fazer a inscrição no seu cartório eleitoral ou no site www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/mesario.
Todos os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento. O mesário receberá vale-postal para ser trocado nos Correios, após a eleição, por R$ 25,00.

Trabalho nas eleições de outubro pode ser convertido em horas complementares, para estudantes, ou trocado por dois dia de folga, para trabalhadores

Trabalho nas eleições de outubro pode ser convertido em horas complementares, para estudantes, ou trocado por dois dia de folga, para trabalhadores

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados