Siga-nos

Serviço

Todos telefones celulares de São Paulo terão nove dígitos em até dois anos

Publicado

em

Mudança será implantada para garantir novos números suficientes para atender à demanda

Quando caminha pelas ruas da região, você fica com a impressão de que todo mundo está ao celular? Pelo jeito, não é só impressão. Há 27 milhões de aparelhos celulares em funcionamento com o código 11, ou seja, na cidade de São Paulo.

Por isso, ontem, dia 9, o Conselho Diretor da Anatel decidiu aumentar um dígito nos números de telefones móveis na área de código nacional 11. O objetivo é justamente resolver o problema de escassez de recursos de numeração nessa área.

O Conselho havia estudado também a hipótese de criar um novo código de área – 10 – para criar novos números na região metropolitana paulista. Mas, acabou optando pela adoção dos nove dígitos, o que fará com que todos os números hoje existentes sejam alterados.

As operadoras deverão implementar a possibilidade de discagem de um novo dígito a esquerda (nono dígito) nos números de todos os telefones celulares da área 11 no prazo de 24 meses.

Segundo a Anatel, a  principal razão para adoção desta alternativa está relacionada à preservação da padronização da forma de discagem utilizada pelos usuários para a realização  de chamadas locais e de longa distância. Essa foi uma das principais preocupações apresentadas pelo segmento de representação dos usuários, quando da Consulta Pública e das duas Audiências Públicas realizadas pela Anatel.

Enquanto o novo modelo não é implantado, ou seja, não se cria o nono dígito, outras medidas serão tomadas para que existam números suficientes para atender novos clientes da telefonia celular na área 11.

Entre as medidas complementares a serem adotadas, as operadoras deverão usar uma série especifica de numeração para os modens 3G e outros dispositivos que não façam comunicação de voz;

Será ainda fixado um prazo para a implantação de mecanismos de alocação dinâmica de numeração que permita a atribuição de numeração ao chip somente no momento da ativação do usuário.

Outras medidas serão a redução do período de quarentena para reutilização da numeração liberada pelos usuários; e  a identificação de outras séries de numeração que possam ser utilizadas no SMP.

O Conselho decidiu ainda instituir um Grupo de Trabalho, coordenado pela Anatel, e composto por representantes das prestadoras, para acompanhamento da implementação dessas medidas.

A publicação da Resolução deve ocorrer na próxima semana.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados