Siga-nos

Turismo e Lazer

Tocha olímpica passará por São Paulo em 2016

Publicado

em

Principal símbolo das Olimpíadas, a Tocha Olímpica vai percorrer cerca de 300 cidades brasileiras, entre elas todas as capitais estaduais, até agosto de 2016, quando chegará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O anúncio oficial do modelo da Tocha Olímpica e da Rota de Revezamento foi feito na sexta, 3, em Brasília, durante cerimônia com a participação da presidenta Dilma Rousseff. A jornada começa em maio, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, viaja uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, a tocha segue direto para o Brasil num avião.
Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até 4 cidades por dia. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos jogos.
A Rota começa por Brasília, segue em direção ao Nordeste do país por rota terrestre e, a partir de São Luis do Maranhão inicia uma trajetória aérea pelo Norte e Centro Oeste do país.
São Paulo será a 72a cidade por onde a Tocha irá passar. Cidades do interior e litoral paulista também estão no roteiro, como Itapetininga, Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, Osasco, São Bernardo do Campo, Santos e São José dos Campos. Foram escolhidos, inicialmente, 82 municípios do Brasil onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar. Além de fazer parte da Rota, cada um desses municípios vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. No processo de indicação dos condutores da tocha, a população será chamada a indicar os escolhidos em cada cidade do roteiro.
A cidade que recebe a Tocha se compromete a encabeçar força-tarefa para o planejamento, segurança, gestão do tráfego e de resíduos, serviços de suporte, realização da Cerimônia de Celebração e promoção local do revezamento.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados