Siga-nos

Saúde

Testes rápidos detectam Aids

Publicado

em

Entre 25 de novembro e 1 de dezembro será realizada a 9ª edição da Campanha Fique Sabendo. Este ano, a ideia é conscientizar não apenas sobre a importância da testagem para o vírus HIV, mas também para Sífilis, pois o número de casos vem crescendo assustadoramente nos últimos anos e já se constatou epidemia da doença.
Durante o período, as pessoas são incentivadas a fazer o teste de HIV e Sífilis gratuitamente e com resultado imediato. A maioria dos testes aplicados é oral, sem necessidade de retirada de sangue.
“Os testes via fluido oral atraem quem tem medo de picar o dedo para retirada de sangue”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP. Ela lembra que o diagnóstico precoce do HIV é fundamental para o controle e o tratamento da Aids quando a doença se manifesta.
O diagnóstico tardio contribui para a morte de 7 pessoas por aids todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a aids é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.
A campanha ainda enfrenta o desafio proposto pela UNAIDS, de atingir até 2020 a meta 90/90/90, ou seja pretende-se que até 2020:
90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que têm o vírus; 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente; e 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis
E mais recentemente uma nova meta foi acrescida com objetivo de alcançar zero discriminação.
Na região, os testes podem ser feitos no CRT DST Aids, à Rua Santa Cruz, 81. Outros endereços podem ser obtidos pelo Disque DST/Aids: 0800 16 25 50

foto-1

Teste de Aids. Curitiba,30/11/2015

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados