Siga-nos

Saúde

Testagem de HIV é rápida e gratuita na Vila Mariana

Publicado

em

Exames podem ser feitos inclusive sábado, durante a campanha Fique Sabendo

Excepcionalmente, neste sábado, das 9h às 16h, será possível realizar testes para detecção do vírus HIV, na sede do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids, na Vila Mariana. Cerca de 100 mil testes deverão ser realizados gratuitamente em todo o Estado até o último dia da campanha, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.

Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde vão estar envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde. “Os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde”, afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.  Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.

Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. “Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa”, afirma Karina.

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) ou a página do CRT na internet (www.crt.saude.sp.gov.br) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O disque DST/Aids funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período.

O CRT em DST/Aids fica na rua Santa Cruz, 81, próximo ao metrô Santa Cruz.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Juliana

    28 de fevereiro de 2016 at 0:46

    Olá, sou garota de programa faz um ano e neste período eu não fiz o teste de hiv, hepatite etc..existe um posto de atendimento específico para garotas de programas fazerem esses testes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados