Siga-nos

História

Terminal Intermunicipal do Jabaquara completa 49 anos

Publicado

em

A Companhia do Metrô iniciou a operação do Terminal Intermunicipal Jabaquara (TIJ) há exatos 44 anos, em 2 de maio de 1977. O terminal foi construído anexo à estação Jabaquara, permitindo aos passageiros do Metrô conveniência na interligação com as linhas de ônibus que serviam às cidades da Baixada Santista.

Essa operação marcou o início da descentralização da antiga rodoviária da Luz, localizada na região central da capital paulista. Na década de 1970, técnicos do Metrô, que na época pertencia à Prefeitura de São Paulo, foram encarregados de desenvolver estudos para redistribuir os embarques e desembarques dos ônibus rodoviários em terminais integrados às linhas do Metrô. O TIJ foi o primeiro deles a ser criado – os terminais Tietê e Barra Funda foram inaugurados em 1982 e 1989 respectivamente.

O ex-metroviário Jeremias Alves Barreto (foto) foi o primeiro supervisor do TIJ. “O terminal propiciou melhorias significativas aos passageiros quanto a conforto, rapidez e segurança nos embarques e desembarques e redução no tempo da viagem, graças à sua privilegiada localização”, explica Jeremias.

O TIJ passou a ser operado pela concessionária SOCICAM em janeiro de 1990. Antes das restrições de mobilidade impostas pela pandemia, cerca de 15 mil passageiros circulavam pelo TIJ diariamente.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados