Siga-nos

Urbanismo

Terceiro Batalhão pode sair do Jabaquara, diz SSP

Publicado

em

A placa, como se vê na foto ao lado, avisava: obras estavam sendo realizadas para abrigar temporariamente o Varejão da Secretaria de Estado de Agricultura. Depois, o terreno seria transformado em sede do 3o Batalhão da Polícia Militar, conforme promessa feita pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social aos moradores do Jabaquara.
Trata-se de uma área pertencente ao governo do Estado e localizada bem ao lado da estação terminal Jabaquara do metrô, com movimento diário estimado em mais de 100 mil pessoas. A comunidade local reivindicava que a nova sede do Batalhão fosse construída ali, de modo a garantir mais segurança tanto para os usuários do sistema de transporte quanto para moradores e comerciantes próximos.
Entretanto, parece que os planos mudaram: a Secretaria de Agricultura quer permanecer com a área e a Secretaria de Segurança Pública afirma que já está estudando outro endereço para abrigar o Batalhão, que atualmente ocupa uma sede alugada na Vila Guarani.
Tanto o Batalhão quanto a feira, conhecida como “Varejão”, ficavam sediados junto à antiga sede da Secretaria da Agricultura, ao lado do SP Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes).
Mas, o Governo do Estado ampliou a área concedida à iniciativa privada, que administra o centro de convenções e exposições. O complexo será ampliado, com a construção de estacionamento e novas áreas expositivas e de eventos, passando a ser o maior do gênero no país.
Com isto, a Secretaria da Agricultura mudou-se para o centro da capital, o Batalhão instalou-se temporariamente em um imóvel alugado e o Varejão ocuparia por breve período de tempo a área ao lado do metrô.
“Nossa reivindicação sempre foi de que a área deveria ser ocupada pela Polícia Militar”, avalia Miriam Bock, presidente do Conseg Jabaquara. Ela avalia que o Varejão ocupa o terreno apenas uma vez por semana, aos domingos, o que representa um imóvel subutilizado, já que fica exposto e inseguro durante os dias mais movimentados. A área pertencente ao governo já foi até usada como estacionamento particular e, depois de esvaziada, foi alvo de vandalismo e ocupações irregulares.
Em nota, a Secretaria de Estado da Agricultura informou que o Varejão é, na verdade, o Projeto Bom Preço do Agricultor, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Diz que a iniciativa é um sucesso e que por ele passam 22 mil pessoas, comprando cerca de 200 toneladas de alimentos por domingo. Apontou também altos níveis de satisfação dos consumidores e produtores com o projeto.
Além de confirmar que não há previsão de realocar o Varejão, a Secretaria informou que pretende aumentar o uso do espaço, ocupando-o em outros dias da semana.
A Secretaria de Segurança Pública também não trouxe informações que agradaram a comunidade local. A PM informou apenas que estão em andamento tratativas para que o 3º Batalhão seja transferido para um imóvel na Rua Mauro, bem distante dali, na região da Saúde. Esse imóvel também poderá abrigar a sede de uma companhia do batalhão.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados