Siga-nos

Educação

Terceira idade ganha cursos universitários gratuitos

Publicado

em

O Polo Cultural do Idoso, muitos moradores da região já conhecem. Ali no Cambuci, ele sedia muitas atividades que atravem o público da terceira idade de vários bairros vizinhos. A programação da terceira idade desenvolvida pelas equipes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Vila Clementino, também são muito bem aceitas.

Agora, uma parceria entre a Unifesp e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania acaba de criar a primeira unidade da Universidade Aberta da Pessoa Idosa.

Serão oferecidos lá cursos para pessoas com idade a partir de 50 anos, que prometem facilitar a vida de quem busca um novo emprego. Profissionais que tenham interesse em trabalhar com o público também serão beneficiados com os módulos.

Entre as disciplinas aplicadas aos alunos estão aulas de saúde, segurança alimentar, direitos da pessoa idosa, novas formas de sociabilidade, história da arte, além de teatro e atividades físicas.

Inicialmente, serão quatro turmas, sendo duas às segundas e quartas-feiras, e outras duas às terças e quintas-feiras. Às sextas-feiras, serão oferecidas atividades físicas e teatro. Durante as aulas, estão previstas visitas aos museus da Pinacoteca, Língua Portuguesa, Memorial da Resistência, Museu Afro-Brasileiro e parques.

“Engana-se quem tem a imagem do idoso como aquele velhinho frágil jogando dama ou fazendo tricô. O perfil tem mudado completamente. Hoje, a pessoa de 60 anos está em plena atividade, muitos moram sozinhos, conhecem e exigem seus direitos”, afirmou secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili.

A coordenadora de Políticas para Idosos da secretaria, Guiomar Lopes, destacou o pioneirismo do projeto e o significado da universidade na vida de cada um dos futuros alunos. “O idoso de hoje tem um importante papel a cumprir. É uma geração em sua maioria nascida no pós-guerra, inclusive, com participação na construção da cidade”, disse. “Não podemos desperdiçar este momento. Temos que avançar nas conquistas e não admitir retrocesso”, afirmou a coordenadora.

Para a pesquisadora do departamento de história da arte da Unifesp, Elaine Dias, a diversidade da grade curricular é importante para o aprendizado das pessoas na Melhor Idade. “É importante para o idoso estudar um pouco de tudo para criar um dinamismo, uma diversidade de conhecimentos, e não ficar fixo numa única questão”, explicou.

O Polo Cultural do Idosofica na Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci. Telefones: 3207-9708;  3207-9687; 3113-9710

 

Advertisement
7 Comentários

7 Comments

  1. Cristina Lemos

    6 de outubro de 2013 at 19:28

    gostaria de obter informações sobre curso de teatro e dança livre para maiores de 50 anos. Moro em São Paulo, na zona Sul.

  2. elizet stapcinskas lopes

    18 de dezembro de 2013 at 10:25

    Gostaria de obter informações sobre cursos teatro, dança livre e doutros para maiores de 50 anos, para o ano de 2014. Moro na Zona Leste. Me mande também os endereços. Grata p/ atenção. Aguardo resposta.

  3. Sonia Valeria Abiatti

    20 de agosto de 2014 at 15:08

    Gostaria de saber se tem algo parecido ao projeto aqui. Nos bairros Campo Limpo, Taboao, Brooklim. Obrigada

  4. Sonia Valeria Abiatti

    20 de agosto de 2014 at 15:09

    Poderiam me indicar algo parecido proximo do Campo Limpo SP.

  5. Alzenir Fernandes Pereira

    28 de novembro de 2015 at 8:09

    por favor envie-me a relacao de cursos para idosos, mora em campo belo- SP

  6. Arnaldo leonardi

    1 de abril de 2016 at 15:15

    Tenho 84 anos, boa saude, pertenco nucleo envelhecimento unifesp
    Auto didata, mas tenho condicoes de estudar, como dei aos meus
    Filhos condicoes de terem diploma superior (matematica e engenharia)
    Nao quero ficar atraz. Posso ? A alguma informacao errada, e a
    Primeira vez que faço esse pedido.

  7. Sergio de Souza

    8 de maio de 2017 at 16:20

    Li a matéria em busca feita sobre Faculdades para pessoas em 3a. idade, e procuro um curso que me ajude a enfrentar um novo emprego, a qual vou prestar concurso, agora com 59 anos, não sei se pode me ajudar a trabalhar com a área de Direito, não tive tempo de completar uma Faculdade, por causa de ter só que trabalhar. Hoje sinto muita necessidade, mas se não tiver outro jeito, vou tentar entrar e ver se consigo entrar e encarar uma outra forma de encontrar uma outra atividade, sou diagramador, trabalho com InDesign e Illustrator, ainda tento encontrar espaço, mas tudo está escasso hoje. Gostaria de saber se existe algo na área de Direito, para mim estudar com essa idade ainda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados