Siga-nos

Cultura

Teatro João Caetano tem mostra de teatro português até domingo

Publicado

em

De hoje, dia 20, até domingo, três companhias portuguesas apresentam de um a dois espetáculos de seu repertório. Para isso, basta retirar até um par de ingressos por pessoa, a partir de uma hora antes de cada sessão.
O espetáculo “Cavalo Manco Não Trota”, da Companhia de Teatro Acta, é indicado para maiores de 16 anos e será apresentado dia 20, às 19h. Conta a história de um homem que, ao ser perguntado por um juiz se é culpado ou inocente, relembra seu passado desde a infância, quando lhe fizeram a mesma pergunta. Nessa trajetória, rememora conflitos da infância, a fuga da casa dos pais, seu tempo de universidade, a morte do filho, entre outros fatos.
Em “Conversa com o Homem Roupeiro”, a Companhia de Braga apresenta um espetáculo de humor negro, indicado para maiores de 14 anos, nos dias 20 e 21h, às 21h.
A peça questiona a responsabilização do Estado quando este se exime de suas funções perante um cidadão, que tenta, sem sucesso, fazer de tudo para ser normal.
A Companhia de Teatro da Almada apresenta “Um dia os réus serão vocês: o julgamento de Álvaro Cunhal”, indicado para maiores de 12 anos.
O espetáculo é baseado na defesa que Álvaro Cunhal, um dos mais importantes políticos e intelectuais portugueses do século 20, apresentou para si próprio no tribunal que o julgou em 1950, numa contundente acusação à ditadura fascista combatida incansavelmente por ele.
Estará no palco dias 21 e 22, às 19h e dia 23, às 18h.
O “Concerto à La Carte”, com Ana Bustorff, é indicado para maiores de ­12 anos e será apresentado nos dias 22, às 21h30, e 23, às 20h.
Trata-se de um espetáculo de compromisso, postura artística e ética sobre o nosso tempo, que homenageia todas as mulheres comuns.
A mostra é uma oportunidade única de conferir a produção do teatro português contemporâneo e gratuitamente.
Narradores
A partir da próxima semana, entra em cartaz a Mostra de Companhia de Teatro de Narradores, com o “Ensaio sobre o Sim e o Não” e “Retrato Calado”. A entrada também é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa.
A versão do primeiro trata de um professor universitário, em São Paulo, em 1969. O grupo está envolvido na preparação de uma ação clandestina na cidade, e deve alcançar outros do grupo em local de onde partirá a ação. O jovem estudante quer tomar parte na ação, e depois de uma discussão, decide-se se ele poderá acompanhar o grupo. A peça será apresentada de 28/03 a 25/04, sextas às 21h.
Já em “Retrato Calado”, cinco atores em cena assumem perspectivas distintas sobre o material da novela, produzindo depoimentos novos: suas vozes dando corpo a uma fala. Ou, se quisermos, uma espécie de “autópsia de um corpo ausente”. Mais uma vez, a estrutura do ensaio, entre a ficção e a presença, o filme a cena, a música e o gesto.
Será apresentado de 29/03 a 27/04, sábados às 21h e domingos às 19h.
O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Telefones: 5573-3774 e 5549-1744.

 

Concerto a La Carte, com Ana Bustorff,
é um dos espetáculos que integram a mostra

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados