Siga-nos

Cultura

Teatro de rua na periferia questiona relações de consumo

Publicado

em

A classe média cresce, a população de baixa renda ganha impulso e verba para “realizar sonhos”. Mas, será que a compra de novos produtos pode realmente ser considerada um sonho? Será que as pessoas, de todas as classes, estão deixando que mercadorias controlem suas vidas? Será que o poder aquisitivo maior leva a um poder de decisão maior? E uma montagem teatral pode levantar todas essas questões trazendo, ao mesmo tempo, humor? Pode discutir temas tão profundos usando uma linguagem leve e solta, que seja interessante para o público? A Brava Companhia quer provar que sim.

Para isso, levou o teatro para as ruas. No centro da cidade, reunem-se centenas de pessoas que acabam por ficar ali, até o final da apresentação, por cerca de 90 minutos. Em praças e ruas de terra, no meio da comunidades humildes, também o espectador aplaude, vibra, identifica-se com a história contada em “Este Lado para Cima”.

Depois, esse mesmo público é levado de ônibus fretado, também gratuitamente, até o espaço cultural em Santo Amaro onde o grupo se apresenta semanalmente, para assistir à outra montagem, O Errante. Contemplados em programas de fomento ao teatro, os integrantes da Brava Companhia trabalham de forma conjunta, revezam-se entre atuação e direção das peças, gritam em uníssono contra a mesmice.

As apresentações da peça Este Lado Para Cima acontecerão aos domingos em ruas e praças de bairros como a Cidade Ademar (confira os locais e horários no blog da Brava: http://blogdabrava.blogspot.com). Na montagem, os personagens “ordem” e o “progresso” fundamentam o surgimento de mais uma cidade, e seus habitantes vivem em razão do trabalho, sonhando com a felicidade.

Os moradores da região também podem conferir o talento da galera do Brava nas apresentações do espetáculo “Errante”, no Sacolão das Artes, que acontecem aos sábados, 20h, com ingressos grátis e censura livre.

O Sacolão das Artes fica na Rua Cândido José Xavier n° 577, Parque Santo Antônio. Tel: 55116561.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados