Siga-nos

Urbanismo

Subprefeituras trocam de comando, a um mês do fim da gestão Kassab

Publicado

em

O Diário Oficial de 30 de novembro trouxe uma notícia no mínimo curiosa, para um fim de mandato: a maioria das subprefeituras da capital teve troca de comando. Mais curioso ainda foi perceber que os subprefeitos foram exonerados e novamente nomeados, no mesmo dia! Assumiram outras subprefeituras, em bairros distantes de onde vinham atuando.
O Subprefeito da Vila Mariana, por exemplo, Manoel Antonio da Silva Araújo, passou a comandar a subprefeitura Aricanduva, Vila Formosa e Carrão, na zona leste. E para a região foi designado Ailton Araújo Brandão, que estava na Lapa, zona oeste da cidade.
No Jabaquara, situação semelhante. Sai Roberto Nei Campanhã Marciano, que foi comandar a subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, também na zona leste; e chega Oswaldo da Silva Filho – que já estava na mesma unidade, porém como coordenador de Administração e Finanças.
Houve também trocas nas chefias de gabinete, nas duas subprefeituras da região
A maioria das subprefeituras da cidade vem sendo comandada por coroneis da reserva da Polícia Militar, com salários próximos aos R$ 20 mil pelo cargo de subprefeito, sem contar os valores que recebem da PM. Essas nomeações reforçaram uma mudança que já vinha sendo verificada desde a gestão José Serra na Prefeitura: falta de poder de decisão nas unidades.
As subprefeituras foram criadas há dez anos, em agosto de 2012, com o objetivo de descentralizar os serviços urbanos, ou seja, facilitar o acesso e a discussão local de problemas que vão da manutenção do bairro ao atendimento da saúde, educação, obras… Mas, em especial na gestão Gilberto Kassab as subprefeituras tiveram seu poder extremamente esvaziado e voltaram a desenvolver trabalhos mais voltados à zeladoria.
Também há queixas de lideranças locais de que poucos projetos são desenvolvidos de forma descentralizada, ou seja, a partir da iniciativa das próprias subprefeituras, representando benefícios que realmente atendam às expectativas da população de cada região da cidade.

 

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados