Siga-nos

Meio ambiente

Solo garante biodiversidade no planeta

Publicado

em

2015 é o Ano Internacional dos Solos. Conheça em detalhes a importância deste ecossistema

Quase um terço da biodiversidade dos planeta está embaixo da terra. Os solos concentram muita vida, mas estima-se que apenas 1% dos microorganismos que vivem neste ecossistema já foi identificado. Apesar de todo o mistério que envolve os microorganismos, os cientistas já sabem que fungos, protozoários, bactérias, ácaros, insetos e minhocas têm papel fundamental para garantir a qualidade do solo e, por consequência, dos alimentos ali produzidos, dos animais que dele dependem.
A biodiversidade, ou seja, o conjunto de todas as espécies vivas, garante a sobrevivência humana na Terra. Recursos biológicos no planeta suprem 80% das necessidades dos povos e movimentam 40% da economia.
Ameaçar os solos representa também colocar em risco a biodiversidade. A atividade predatória da espécie humana está destruindo milhares de outras espécies vivas e já destruiu cerca de 2 milhões de hectares do solo, uma área equivalente a 15% da superfície mundial.
O uso intensivo e inadequado dos solos para agricultura acabam com a biodiversidade e geram desertos em toda superfície terrestre.
A agricultura, aliás, é essencial à vida humana, mas também consiste em um dos principais fatores de deterioração do solo quando usa técnicas equivocadas. Pode privar a terra de matéria orgânica, ressecá-la e ainda trazer contaminação com pesticidas.
Nas áreas urbanas, a biodiversidade é destruída pela impermeabilização do solo, ou seja, a colocação de concreto sobre o solo sem respiros sequer para margens de rios.
Vale lembrar que o solo forma um ecossistema de fundamental importância para o processamento de lixo orgânico, além de filtragem da água que bebemos por filtrar impurezas.
O solo também é importante para garantir a qualidade do ar, pois a biodiversidade de microorganismos se torna um depositário de carbono do planeta. A erosão e o uso de técnicas inadequadas como o arado, por outro lado, liberam carbono na forma de CO2 e aceleram o processo de mudança climática no planeta.
O aquecimento global, por sua vez, pode deteriorar as lavouras e redefinir os tipos de plantas que crescem em cada parte do planeta. Algumas podem não se adaptar e simplesmente desaparecer.

 

A degradação do solo pode representar mais gás carbônico na atmosfera. Por sua vez, as alterações climáticas provocadas neste novo cenário podem até fazer desaparecer espécies de plantas que não se adaptam às novas temperaturas

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados