Siga-nos

Meio ambiente

Solo é poderoso filtro para água

Publicado

em

Relação entre solos e água é fundamental para produção de alimentos, mas um terço das terras sofrem com erosão ou desertificação 

Como as plantas absorvem os minerais existentes no solo? É através da água que é absorvida e dissolve os sais ali existentes, transmitindo às plantas através das raízes. Mas esta é apenas uma das características deste complexo ecossistema que é o solo e que representa sua interação com a água.
Parte da água da chuva é absorvida pela terra e vai encharcando o chão até encontrar uma camada impermeável ou lençóis freáticos subterrâneos. Assim, cada tipo de solo tem maior ou menor capacidade de absorver a água das chuvas. O solo muito compactado pode não absorver toda a água, assim como regiões desmatadas. O resultado são enchentes e erosão, comprometendo a qualidade do solo e, consequentemente, a capacidade de produzir plantas, servir de pastagem, receber construções.
A atividade humana é a que gera maior impacto sobre os solos – seja através do desmatamento, seja através da urbanização. A preocupação é que as alterações estão avançando em proporções que podem causar problemas e prejuízos.
Estima-se que, nos últimos cinquenta anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50% no mundo. Cerca de 33% das terras são considerados como tendo alto ou médio grau de degradação, devido à erosão, salinização, compactação, impermeabilização e poluição química.
Por exemplo, uma grande erosão que leva terra aos fundos de rios e lagos, assoreando-os, tem como consequência prejuízos para o agricultor. Afeta também a sociedade, devido à interferência na geração de energia, navegabilidade, deformação da paisagem e outros. Já a urbanização influencia na capacidade de absorção das chuvas. Áreas muito pavimentadas e onde os rios foram canalizados dificultam o escoamento das águas das chuvas.
Outro problema no Brasil é a diversidade de clima e os desafios trazidos por ela. Parte do território brasileiro apresenta uma condição climática caracterizada por períodos de seca prolongada e chuvas concentradas, onde predominam os climas semiárido e subúmido seco.
A desertificação é, nesse cenário, o maior problema que afeta os solos na região do Semiárido brasileiro. Em todo o Brasil são quase 1.500 municípios afetados pelo processo de degradação ambiental que é causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais.

 

solo tem sido prejudicado tanto pelas secas quanto pelas enchentes. impermeabilização em áreas urbanas
e erosão nas matas ou áreas rurais comprometem equilíbrio que facilita produção de alimentos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados