Siga-nos

Meio ambiente

Sobras de tinta na reforma? Doe ou reutilize

Publicado

em

Quando uma reforma é feita em casa ou no escritório, em geral sobram restos nas latas. Guardar este material não é uma boa pedida, já que tintas, vernizes e solventes têm validade e acabarão esquecidos, vencerão e deverão ser descartados.   O ideal é doar suas sobras a alguma entidade beneficente local assim que concluída a reforma.

As sobrasa também podem ser utilizadas, ainda durante o processo da reforma, para fazer uma base para novas tintas, recobrir móveis (no caso de vernizes) e criar tintas com textura em efeito pátina – a internet traz “receitas”  e dicas para reaproveitamento.

No caso das tintas já vencidas, é preciso fazer o descarte correto. No município de São Paulo, uma lei de 2010 estabelece que os fabricantes devem recolher e reciclar este material. O consumidor deve, portanto, encaminhar a tinta aos comerciantes ou fabricantes.

Outra dica é seguir as orientações de uma cartilha disponível para download na internet, gratuitamente, pela Abrafati – Associação Brasileira de Fabricantes de Tinta. O material está em: http://www.abrafati.com.br/wp-content/uploads/2015/05/cartilha-todas-as-cores-2015-completa.pdf

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados