Siga-nos

Internet

Site indica feiras orgânicas: Vila Mariana tem duas

Publicado

em

Em São Paulo, nem há tantas opções, ainda. Mas a Vila Mariana pode se considerar privilegiada: concentra dois endereços de feiras de produtos orgânicos.
Uma delas funciona aos sábados no Modelódromo do Ibirapuera, das 7h às 13h e oferece Carnes, Frutas, Laticínios, Legumes, Pães e Cereais, Verduras, na Rua Curitiba, 292. Outra funciona aos domingos, das 7h às 12h, com Frutas, Laticínios, Mel, Pães e Cereais, Verduras, na Rua Tutóia, 1125.
Estes e outros detalhes podem ser encontrados no site www.feirasorganicas.idec.org.br, reformulado recentemente.
O “Mapa de Feiras Orgânicas” é uma ferramenta de busca rápida, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável não só na região mas em todo Brasil.
Agora, além de mapear e cadastrar feiras orgânicas e grupos de consumo responsável, também possibilita a inclusão de informações de produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos e agroecológicos. A mudança permite uma maior proximidade entre consumidores e produtores, diversificando as possibilidades de compra de produtos orgânicos e encurtando o caminho do alimento até à mesa.
A relevância do site de Mapa de feiras Orgânicas tem crescido desde que foi lançado, em 2012. Em dezembro de 2014, o número de feiras cadastradas cresceu cerca de 340%, em comparação com 2012. Há dois anos, eram 119 feiras e 29 grupos de consumo. Hoje, são mais de 413 feiras e 49 grupos de consumo cadastrados na ferramenta. Outro número importante está na quantidade de pessoas que acessam o site por mês: mais de 10 mil pessoas. De acordo com o cadastro, já são mais de 130 cidades em 24 estados do Brasil com feiras orgânicas.
“Como o foco da ferramenta é a localização de alimentos orgânicos de forma rápida e cada vez mais próxima dos consumidores, a iniciativa tem tudo para facilitar o acesso a esse tipo de produto, e também baratear seu custo, na medida em que ampliamos as possibilidades de compra. Essa compra, seja diretamente do produtor ou por meio das feiras, grupos de consumo e associações facilita a compra de produtos mais frescos e possibilita ao consumidor conhecer como e onde são produzidos aqueles alimentos”, avalia Renata Amaral, pesquisadora em Consumo Sustentável do Idec.
O Mapa de Feiras Orgânicas tem o apoio da Oxfam International.
Outras novidades do site
Além da atualização do layout e inclusão de novas funcionalidades, agora também é possível colaborar e interagir com a ferramenta por meio do envio de comentários, fotos e avaliação de itens. Mais fácil de navegar e com foco no encontro de pontos próximos ao consumidor, o Mapa agora também conta com interface de fácil utilização em celulares e tablets.
No site, o consumidor ainda pode encontrar o endereço de feiras especializadas e grupos de consumo responsável, informações de horários de funcionamento e dos produtos regionais encontrados nesses locais.
Além disso, o mapa mostra quais são as frutas, verduras e legumes da estação em cada região.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. André Menezes

    27 de maio de 2022 at 16:03

    Têm uma Feira de Orgânicos na Rua Santa Cruz 313, ao lado do Parque da Casa Modernista, quase em frente ao Hospital Santa Cruz. Todo os Domingos, a partir das 8 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados