Siga-nos

Saúde

Simpósio de Fitoterápicos será em maio na região e tem inscrições já abertas

Publicado

em

O tema sempre despertou grande interesse. Em maio deste ano, será realizado o primeiro Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterapia, pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Prefeitura de São Paulo, com apoio da Universidade Paulista (Unip), onde será realizado o evento (campus Vergueiro).
Por conta da grande procura, as inscrições já estão abertas, mas só serão confirmadas após análise das fichas de inscrições pelos organizadores, já que as vagas são limitadas. O público alvo esperado é formado por profissionais de saúde do SUS e da rede privada, gestores, ex-alunos dos cursos de plantas medicinais e fitoterapia, comunidade científica, estudantes e profissionais com atividades afins.
A participação é gratuita, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível que será doado às instituições assistenciais (CE André Luiz e CE Amor em Gotas), no dia do evento, quando também devem ser entregues, na entrada, pelos participantes.
De acordo com os realizadores, o objetivo é apresentar a contribuição dos cursos de plantas medicinais e de fitoterapia às Políticas Públicas, com implantação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Anualmente, é promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, através da UMAPAZ, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, um Curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia.
Além disso, o simpósio visa a promover a integração e a troca de experiências dos ex-alunos dos cursos de plantas medicinais e fitoterapia.
A abertura acontece por volta de 9h, com a presença dos secretários municipais das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, e da Saúde, José de Filippi Jr. Também estarão presentes Pedro Eduardo Menegasso, Presidente do Conselho Regional de Farmácia Estado SP (CRF-SP), Teresa Pinho de Almeida Tashiro, e Walter Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia
O primeiro painel tratará do Histórico da fitoterapia à terapêutica moderna: exemplo da Cannabis sativa, e será comandado por L. Elisaldo de Araujo Carlini, prof. Dr./Médico e Pesquisador (Medicina Preventiva/Cebrid- Unifesp)
Depois, haverá apresentação da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com Letícia Mendes Ricardo – Farmacêutica Sanitarista do Ministério da Saúde.
Uma apresentação das PICs/Plantas medicinais e fitoterapia no município de São Paulo será feita por Emílio Telesi Junior – Médico (Coord. MTHPIS/AB/SMS), Dirce Cruz Marques – Farmacêutica (Coord. Assistência Farmacêutica/SMS), Yamma M. Duarte Alves – Médica (PAVS/ESF/AB/SMS), e Linete M. Haraguchi, farmacêutica coordenadora do Curso Plantas Med./Fitoterapia da SVMA em parceria SMS)
A palestra “Necessidades e perspectivas da fitoterapia para terapêutica no SUS” será comandada por Luis Carlos Marques, presidente da APFIT. E a apresentação das PICs/Plantas medicinais e fitoterapia em outros município será feita pelas farmacêuticas Carla A. Gabaldo Vasco – Farmacêutica; Tania Shiguena Yokota.
Na parte da tarde haverá apresentação de relatos e experiências, com o exemplo de trabalhos selecionados. O evento se encerra por volta de 17h, com um debate.
Informações pelo email inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 5572 1004. O formulário para inscrições está disponível em http://bit.ly/1D91Nmw.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados