Siga-nos

Saúde

Seu filho está exagerando no álcool? Unifesp pode ter orientação adequada

Publicado

em

Seu filho está exagerando no álcool? Unifesp pode ter orientação adequada

Unidade busca pais voluntários de jovens que consumam álcool ou outras drogas, dependentes ou não

O Dia das Mães pode não ter sido repleto de romantismo para todas elas. São aquelas mães que sofrem por perceber os filhos se envolvendo no consumo de alguma droga, mesmo que eventualmente. O que muitas mães e pais não sabem, é que na região existe uma Unidade de Dependência em Drogas, ligada a Unifesp, onde funciona um Ambulatório de Orientação aos Pais. Atualmente, a UDED está em busca dos pais de jovens com idade entre 12 e 25 anos que consumam qualquer tipo de droga – inclusive o álcool – mesmo que não sejam dependentes.

Ali, eles assistirão a uma palestra inicial e depois poderão frequentar oito sessões semanais gratuitas. Para participar, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500.

Trabalho

A unidade já existe há 23 anos. Além de promover pesquisas na área de abuso ao uso de álcool e outras drogas, a unidade também se especializou na assistência a quem tem problemas. A equipe desenvolve estudos para avaliar cada uma das técnicas normalmente usadas para diagnosticar e tratar pessoas envolvidas com o uso de entorpecentes e a eficácia de cada um deles.

Ali, a dependência é encarada como um comportamento que se adquire, que se aprende, sob influências biológicas, psicológicas e sociais. Mas, ali também se sabe que este comportamento pode ser modificado pela intervenção de profissionais de saúde. No tratamento, é proposta uma abordagem dos problemas relacionados ao uso de álcool e/ou outras drogas, com a utilização de técnicas cognitivas e comportamentais. Como a  inclusão da família no tratamento é considerada importante no processo de recuperação, ela é convidada a participar, tanto na fase de diagnóstico como durante o tratamento.

Normalmente, o atendimento é oferecido a pessoas com abuso ou dependência de drogas, que se disponham voluntariamente a participar de tratamento ambulatorial. Inclui acompanhamento psiquiátrico e terapêutico, individual ou familiar.

Na unidade de Dependência em Drogas, o abuso ou dependência em álcool ou outras drogas é tratada como um comportamento que se aprende sob influências biológicas, psicológicas e sociais

Mas, vale destacar que este departamento da Unifesp está agora em busca de pais que percebem em seus filhos um abuso no consumo de substâncias que podem ser nocivas à saúde.

Os encontros gratuitos acontecerão sempre às quintas-feiras, em horário comercial. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. A UDED – Unidade de Dependência de Drogas fica na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados