Siga-nos

Cultura

Sesc Vila Mariana terá curso de literatura negra

Publicado

em

De 11 de setembro a 2 de outubro, quartas, às 19h30, o Sesc Vila Mariana oferece o curso Notas de Escurecimento – literatura negra brasileira com o escritor Plínio Luiz da Silva Camilo. A atividade abre discussão sobre a questão racial no meio literário e usa autores como Lima Barreto e Carolina de Jesus como referências. O debate também traça os desafios e possibilidades a partir da análise do papel do escritor atualmente.

A literatura negra tomou espaço na cultura Pop com movimentos como o afrofuturismo, estética oriunda dos anos 1960 que mescla elementos ancestrais e de ficção científica e reposiciona os negros como protagonistas de suas próprias histórias. A

contemporaneidade do debate racial no meio literário é o norte para o curso que aborda a figura do escritor negro e o atual panorama do mercado , traçando caminhos que poderão ser explorados no futuro. Questões de gênero serão tratadas com base em obras de grandes escritoras e a partir do conceito “escrevivência”, termo cunhado por Conceição Evaristo que trata da escrita a partir do cotidiano. O embranquecimento de figuras como o escritor Machado de Assis também será debatido, assim como a análise da literatura como campo de disputas narrativas.

Plínio Luiz da Silva Camillo é escritor, ator e educador social. Atuou com crianças e adolescentes de rua e hoje trabalha na área de comunicação. Cursou linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP). Autor de várias obras, entre elas Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil que mistura ficção e fatos reais, tornando o negro protagonista de sua história em 33 contos, que vão da vinda ao país nos navios negreiros até os alforriados que trabalhavam nas cidades.

Serviço:
Notas de Escurecimento – literatura negra brasileira, Com Plínio Luiz da Silva Camillo. De 11 de setembro a 2 de outubro, quartas, às 19h30 na Sala de Atividades 2

Não recomendado para menores de 16 anos.Grátis – Inscrições na Central de Atendimento da Unidade, que fica no setor superior A e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 20h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141,. Informações: 5080-3000. Site: sescsp.org.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados