Siga-nos

Cultura

Sesc Vila Mariana tem mostra coletiva internacional sobre futebol

Publicado

em

A Copa do Mundo da Fifa está chegando e aos poucos o espírito do esporte mais popular do país começa a tomar conta – afinal, o Brasil é a sede do campeonato em 2014! E para quem realmente curte o futebol, nada melhor do que se deixar envolver pela arte deste esporte em uma exposição que vem passando por cidades como Buenos Aires, Montevidéu e Rio de Janeiro.
Na semana passada, o Sesc Vila Mariana inaugurou o mostra coletiva “Futebol: o jogo só acaba quando termina”, em parceria com o Goethe Institut, com curadoria do alemão Alfons Hug. São trabalhos de vídeo-arte, fotografia e arte sonora de artistas como Simon Gush, Dias & Riedweg, Fernando Gutiérrez, Gianfranco Foschino, Lela Ahmadzai, Lukas Ligeti, Marina Camargo, Michael Wesely, Mikhael Subotzky, Muu Blanco, Pablo Lobato, Santiago Tavella e Zhang Qing.
“Em suas interseções com a arte, arquitetura, literatura ou cinema, o futebol é, sem qualquer sombra de dúvida, assunto para debate nos quatro cantos do planeta”, resume o curador, que é radicado no Brasil e já foi curador de duas edições da Bienal de São Paulo.
Para Hug, mais do que outras modalidades esportivas e outros fenômenos sociais, o futebol se presta, em razão de sua estrutura narrativa, de sua linguagem imagética e de sua riqueza alegórica, a ser transformado em arte. Ao contrário de uma transmissão televisiva, nessa mostra os artistas distanciam-se ao máximo do espetáculo afirmativo e buscam os lados inexplorados do esporte e aquilo que acontece além dos grandes estádios. “O lugar certo do futebol é onde menos se espera, o que, aliás, também vale para a arte contemporânea”, arremata.
Artistas e obras
Os suíço-brasileiros Dias & Riedweg descobrem o futebol na “pelada noturna” jogada em um campo de várzea de uma favela do Rio. Muu Blanco, da Venezuela, faz um estudo da violência, tanto no gramado quanto na arquibancada, e transforma cenas brutais encontradas na internet em imagens abstratas repletas de beleza e tentação, nas quais apenas vislumbramos fragmentos do esporte.
Lela Ahmadzai fotografa a seleção feminina do Afeganistão, cujas jogadoras treinam em um terreno militar protegidas por soldados. Nesta série, joga-se futebol correndo risco de vida. No trabalho fotográfico do alemão Michael Wesely, que retratou o público de um bar em Berlim, o esporte é apresentado como entretenimento inofensivo e prazeroso na TV. Marina Camargo (Brasil) apresenta um vídeo em que observa dois amigos discutindo lances, em uma praia com neblina, em Nova York, da versão americanizada do futebol.
O austríaco Lukas Ligeti, por sua vez, omite o elemento visual, concentrando-se apenas no som – ele revela um formidável pano de fundo sonoro de estádios no Rio, em Salvador, Porto Alegre e Montevidéu. O vídeo de Simon Gush tem um canal de áudio para cada um dos dez jogadores de uma partida de futebol jogada nos trilhos ferroviários da cidade de Gent, na Bélgica.
No trabalho do chileno Gianfranco Foschino, a bola perde de vez o papel de protagonista. Aqui, crianças expressam seu desinteresse pelo esporte de forma ostensiva, preferindo cortar lenha com um enorme machado, deixando a bola de escanteio. Santiago Tavella, uruguaio, estuda a geometria do jogo, que nada mais é que uma condensação de linhas, pontos e ângulos, enquanto Mikhael Subotzky registra um jogo de futebol num pátio de uma prisão na África do Sul.
Já Fernando Gutiérrez realiza uma performance teatral com jogadores da periferia de Lima, e o chinês Zhang Qing convida um time para jogar dentro de seu apartamento de 45 metros quadrados. Por fim, em sua série fotográfica “Um a zero”, o brasileiro Pablo Lobato dirige o nosso olhar para a geometria das redes, cuja disposição severa é perturbada, por um instante, na hora do gol.
A mostra coletiva de arte “Futebol: o jogo só acaba quando termina” fica no Sesc até 29 de junho de 2014, no Hall de exposições, térreo, Torre A. Horários de visitação: terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados das 10h às 20h30 e domingos e feriados, das 10h às 18h30. Entrada gratuita e livre para todos os públicos.
O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141 . Tele.: 5080 3000.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados