Siga-nos

Ecourbis

Separe recicláveis nas festas

Publicado

em

Troca de presentes, produção de grandes ceias, compras para viagens… Tudo isso gera muitos resíduos em domicílios. Além do desafio de tentar reduzir essa geração, cada família deve ter em mente a importância de separar os recicláveis.

Na hora de presentear, evite embalagens de difícil reciclagem, como as de plástico, e as não recicláveis, como acrílico ou celofane.

Separe todos os materiais recicláveis usados nesse processo: papéis limpos e secos, embalagens longa vida, garrafas pet, vidros, metais (latas de aço ou alumínio).

Antes de colocar todos eles em uma única embalagens, dê uma enxaguada para contribuir com o trabalho das cooperativas de reciclagem.

Depois, consulte o horário da passagem das equipes de coleta seletiva e de coleta comuns – lembre-se: são turmas de profissionais diferentes, que atuam em horários e datas diversos. Nas zonas sul e leste da cidade, esses serviços são prestados pela concessionária Ecourbis Ambiental que disponibiliza em seu site um sistema bem simples de consulta: https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html.

Evite colocar o lixo comum ou o reciclável em horários com previsão de chuvas fortes, pois podem ser levados pela enxurrada e aumentar o risco de entupimento de bueiros.

As estimativas indicam que, diariamente, 12 mil toneladas de lixo são produzidas pelos cidadãos paulistanos em suas residências, de acordo com a SP Regula, da Prefeitura.

O dado alarmante é que embora se estime que 40% desse volume poderiam ser reciclados, somente 7% é efetivamente reaproveitado.

Neste processo, em que mais de 11 milhões pessoas são beneficiadas por um sistema de coleta efetivo, se faz necessária a redução da quantidade de lixo produzida, além, é claro, da adesão ao programa de coleta seletiva, para se chegar o mais próximo possível dos 40% do volume total estimado em 12 mil toneladas que a cidade gera a cada dia.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados