Urbanismo
Sena e Indianópolis terão ciclovias
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia Tráfego (CET), assinou contrato com a empresa Habitem Incorporação e Construção para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 quilômetros. As obras fazem parte das concorrências 002/SMT/2020 e 03/SMT/2020, ambas vencidas pela Habitem. Os contratos assinados com a empresa para a implantação das novas conexões somam R$ 17 milhões.
Os serviços de execução começaram nesta semana. As primeiras implantações são as novas estruturas das avenidas República do Líbano e Indianópolis, e da rua Sena Madureira, na zona Sul da cidade. Duas ciclovias bastante aguardadas por quem pedala pela cidade e que compõem a relação das novas estruturas são as ciclovias da Nações Unidas, com cerca de 7 km, conectando as estruturas da Nossa Senhora do Sabará e Alberto de Zagottis à ciclovia da CPTM, na altura da estação Jurubatuba; e a ciclovia da Radial Leste, com 3 km de extensão, e que conecta a ciclovia Caminho Verde às estruturas cicloviárias do centro da cidade.
As vias que receberão as novas estruturas cicloviárias (relação abaixo) foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.
Plano cicloviário
O Plano Cicloviário, lançado em dezembro de 2019, já ampliou em 35% a extensão da malha cicloviária da cidade, com a entrega de 177 km de novas estruturas dedicadas à bicicleta. Além das novas ciclovias e ciclofaixas, mais da metade da rede existente anteriormente foi requalificada. No total, 320 km de ciclovias e ciclofaixas foram reformadas.
Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação.
Veja a lista completa de novas ciclovias pela cidade
◆ Ciclovia José Maria Whitaker
◆ Ciclovia Indianópolis
◆ Ciclovia Sena Madureira
◆ Ciclovia República do Líbano
◆ Ciclovia Armando de Arruda Pereira
◆ Ciclovia Carlos Caldeira Filho
◆ Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II
◆ Ciclovia Rui Barbosa – Treze de Maio
◆ Ciclovia D. Pedro I
◆ Ciclovia Bresser
◆ Ciclovia Eduardo Paulo Freire
◆ Ciclovia João Batista Conti
◆ Ciclovia Miguel Yunes
◆ Ciclovia Nagib Farah Maluf
◆ Ciclovia Viaduto Itiguaçu
◆ Ciclovia Jacu Pêssego
◆ Ciclovia Sangirardi – Dona Avelina
◆ Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães
◆ Ciclovia Cidade Universitária
◆ Ciclovia Ponte Jaguaré
◆ Ciclovia Jaguaré
◆ Ciclovia Campo de Bagatelli
◆ Ciclovia Dr Abraão Ribeiro
◆ Ciclovia Gastão Vidigal
◆ Ciclovia Ponte Freguesia do Ó
◆ Ciclovia Alvarenga
◆ Ciclovia Av. Mutinga
◆ Ciclovia Ordem e Progresso
◆ Ciclovia Tiradentes – Santos Dumont
◆ Ciclovia Radial Leste
◆ Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira
Mauro Cruz
25 de abril de 2022 at 9:15
é uma vergonha a construção de ciclovias em avenidas como a da Av. Indianópolis, totalmente saturada com transito e praticamente sem ciclista nenhum durante a semana…nosso direito de ir e vir para o trabalho está totalmente relegado aos interesses financeiros dos aprovadores de obras..
Rodrigo Machado
27 de abril de 2022 at 20:44
Se liga mâno! Eu também tenho direito de ir e vir bicicleta onde e quando eu quiser. Inclusive pro trampo ou pra dar um rolê a passeio. E o poder público tem a obrigação de garantir que eu faça isso em segurança, já que grande parte dos motoristas é incapaz de compartilhar vias sem cicloestrutura. Imagino, claro, que você NÃO seja um desses, né?