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Urbanismo

Sena e Indianópolis terão ciclovias

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia Tráfego (CET), assinou contrato com a empresa Habitem Incorporação e Construção para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 quilômetros. As obras fazem parte das concorrências 002/SMT/2020 e 03/SMT/2020, ambas vencidas pela Habitem. Os contratos assinados com a empresa para a implantação das novas conexões somam R$ 17 milhões.

Os serviços de execução começaram nesta semana. As primeiras implantações são as novas estruturas das avenidas República do Líbano e Indianópolis, e da rua Sena Madureira, na zona Sul da cidade. Duas ciclovias bastante aguardadas por quem pedala pela cidade e que compõem a relação das novas estruturas são as ciclovias da Nações Unidas, com cerca de 7 km, conectando as estruturas da Nossa Senhora do Sabará e Alberto de Zagottis à ciclovia da CPTM, na altura da estação Jurubatuba; e a ciclovia da Radial Leste, com 3 km de extensão, e que conecta a ciclovia Caminho Verde às estruturas cicloviárias do centro da cidade.

As vias que receberão as novas estruturas cicloviárias (relação abaixo) foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.

Plano cicloviário

O Plano Cicloviário, lançado em dezembro de 2019,  já ampliou em 35% a extensão da malha cicloviária da cidade, com a entrega de 177 km de novas estruturas dedicadas à bicicleta. Além das novas ciclovias e ciclofaixas, mais da metade da rede existente anteriormente foi requalificada. No total, 320 km de ciclovias e ciclofaixas foram reformadas.

Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas. O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação.

Veja a lista completa de novas ciclovias pela cidade

Ciclovia José Maria Whitaker

Ciclovia Indianópolis

Ciclovia Sena Madureira

Ciclovia República do Líbano

Ciclovia Armando de Arruda Pereira

Ciclovia Carlos Caldeira Filho

Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II

Ciclovia Rui Barbosa – Treze de Maio

Ciclovia D. Pedro I

Ciclovia Bresser

Ciclovia Eduardo Paulo Freire

Ciclovia João Batista Conti

Ciclovia Miguel Yunes

Ciclovia Nagib Farah Maluf

Ciclovia Viaduto Itiguaçu

Ciclovia Jacu Pêssego

Ciclovia Sangirardi – Dona Avelina

Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães

Ciclovia Cidade Universitária

Ciclovia Ponte Jaguaré

Ciclovia Jaguaré

Ciclovia Campo de Bagatelli

Ciclovia Dr Abraão Ribeiro

Ciclovia Gastão Vidigal

Ciclovia Ponte Freguesia do Ó

Ciclovia Alvarenga

Ciclovia Av. Mutinga

Ciclovia Ordem e Progresso

Ciclovia Tiradentes – Santos Dumont

Ciclovia Radial Leste

Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira

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2 Comentários

2 Comments

  1. Mauro Cruz

    25 de abril de 2022 at 9:15

    é uma vergonha a construção de ciclovias em avenidas como a da Av. Indianópolis, totalmente saturada com transito e praticamente sem ciclista nenhum durante a semana…nosso direito de ir e vir para o trabalho está totalmente relegado aos interesses financeiros dos aprovadores de obras..

  2. Rodrigo Machado

    27 de abril de 2022 at 20:44

    Se liga mâno! Eu também tenho direito de ir e vir bicicleta onde e quando eu quiser. Inclusive pro trampo ou pra dar um rolê a passeio. E o poder público tem a obrigação de garantir que eu faça isso em segurança, já que grande parte dos motoristas é incapaz de compartilhar vias sem cicloestrutura. Imagino, claro, que você NÃO seja um desses, né?

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